Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Geral

Coluna do Júlio Castro

Em busca de glória eu vi Montevidéu.

Júlio Castro
Por Júlio Castro
Coluna do Júlio Castro
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Mais um sábado especial, desta vez a beira do Prata, iluminado pelo radiante Sol de maio, o Sol Inca que ilustra a bandeira uruguaia. Neste cenário de tantas histórias e dentro do lendário Estádio Centenário, construído para a Copa de 30, inaugurado no dia 18 de julho, com a vitória da Seleção Uruguaia por um a zero sobre a Seleção Peruana, gol de Héctor Castro. Coincidências ou não, um dia após a data de meu aniversário e gol de um Castro. São os sinais!  

Neste 20 de novembro o El Paranaense busca mais uma vez conquistar a glória de um título internacional, querendo repetir 2019 e varrer de vez a lembrança de 2005, quando em outra final entre brasileiros, o adversário mexeu mundos e fundos, fugiu do Caldeirão e contou com a gentileza e colaboração da arbitragem no primeiro jogo em Porto Alegre, para garantir sucesso em sua casa. Outros tempos, histórias ou estórias que a vida vai deixando e que, para todos que almejam o Olimpo do esporte, devem ser deixadas apenas para acompanhar uma boa taça de vinho, que hoje pode ser Tannat e aquela conversa gostosa e despretensiosa com os amigos. Para seguir adiante e conquistar as Copas, bom futebol, com organização, talento e estrutura são os ingredientes que, somados a sorte, item fundamental em qualquer jogo, garantem esta possibilidade de vitória. Hoje em Montevidéu, Athletico e Red Bull, hoje de Bragança, disputam um jogo que tem todos os elementos para ser muito bom. Bons jogadores, equipes com uma ideia clara de jogo e ambos estruturados e livres dos “acasos” que decidiram muitos títulos em décadas passadas, tendo a década de setenta como exemplo maior nesses acontecimentos nebulosos do futebol. Além da possibilidade da conquista do título, ver mais uma vez Nikão, Thiago Heleno e Santos jogando pelo Athletico, sem nenhuma diminuição da capacidade ou importância de outros atletas, será um privilégio. A reunião desses três monstros rubro negros, poetas da bola e exemplos positivos para nós que amamos o futebol e para jovens que espelhando-se neles, projetam seu futuro, sua vida adulta, com base na postura ética, profissional e vencedora dos três. Existe um precipício entre estes exemplos e outros personagens da bola, muito em evidência infelizmente, que necessitam produzir notícias diariamente para sufocarem alguma forte carência que lhes habita e atormenta. Se já não bastassem os cabelinhos diferentes a cada jogo, a chuteirinhas multicolores e as modinhas passageiras como a gola da camisa levantada, o calção enrolado para realçar a coxinha de passarinho, ou abaixado mostrando a marca da sunga, escrita em letras garrafais e que nos presídios servia como sinal verde para os flertes. Agora somaram a esses looks exibicionistas os voos espetaculares, seguidos de muitos giros no gramado e expressões de dor que não vemos nem em gestantes na hora do parto. E o futebol ia ficando para trás e nós sofrendo com a dificuldade de furar o bloqueio de uma Venezuela, do equador ou da Finlândia. Graças a Deus, temos os “caras", jogador Raiz, estes que entram para jogar e querem levantar a Copa. Valeu Thiagão, valeu Aderbar e muito obrigado Big Nick, com vocês e toda nossa turma os paranaenses já estão felizes e hoje ficarão ainda mais orgulhosos. Sem nenhum constrangimento ou falsa imparcialidade peço, Deus abençoe este time, força e glória Furacão.  

 

Publicidade

 

Júlio Castro 

 

Dedico esta Coluna ao maior camisa oito que um menino de dez anos poderia ter visto, conhecido e escolhido como ídolo. Um grande abraço, torça muito aí de cima e olhe por todos nós Athleticanos, Sicupira. Muito obrigado pelo tempo que passou aqui.  

Comentários:
Governo do Paraná
Governo do Paraná
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!