As buscas pelo monomotor desaparecido desde segunda-feira (3) na Serra da Prata, região próxima à Serra do Mar, no litoral do Paraná, entraram no terceiro dia. Segundo o Governo do Paraná, a procura é feita por cinco aeronaves pela Força Aérea Brasileira (FAB), o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e a Casa Militar.
O monomotor decolou de Umuarama, no noroeste do estado, às 7h50 e deveria pousar perto de 10h30 em Paranaguá, mas não mandou mais sinal perto de 10 minutos antes do horário previsto para o pouso.
Na aeronave estão Felipe Furquim, 35 anos, e Heitor Guilherme Genowei Junior, 42 anos, ambos servidores da Casa Civil do Governo do Paraná, além do piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos.
De acordo com o governo estadual, as buscas terrestres pelos desaparecidos duraram toda a terça-feira. Bombeiros percorreram a localização da Estrada da Limeira, na Serra da Prata, local do desaparecimento, e pontos próximos, mas nada foi encontrado.
O que será feito no terceiro dia
Durante coletiva de imprensa, o comandante do Corpo de Bombeiros no litoral do estado, major Fabrício Frazatto dos Santos, antecipou quais trabalhos serão realizados nesta quarta-feira (5).
Segundo ele, será montado um Posto de Comando próximo à região do Limeira com utilização de "novo efetivo terrestre e mais drones para melhorar a visualização do local, que é de difícil acesso e de mata fechada".
Da esquerda para direita: Jonas Borges Julião (piloto) e passageiros Heitor Guilherme Genowei e Felipe Furquim — Foto: Reprodução
As buscas aéreas vão continuar. As aeronaves que estão sendo usadas são: um avião do modelo pelicano do Salvaero e um helicóptero Black Hawk, ambos da FAB, além de um helicóptero da Casa Militar do Governo do Paraná e dois helicópteros com infravermelho do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
Qual é o monomotor que está desaparecido?
O monomotor onde estão o piloto e os dois servidores estaduais é um Piper Arrow, modelo PA-28R-200.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave tinha permissão para voar, mas não havia permissão para operar como táxi aéreo.
Conforme o BPMOA, a aeronave não acionou durante o percurso o ELT (sinal de localização de emergência). O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná disse ter recebido solicitação, por volta das 14h de segunda-feira, sobre o desaparecimento de uma aeronave.
FONTE/CRÉDITOS: Redação - Informalções do G1 Paraná
Comentários: