Portal de Notícias do Estado do Paraná

Sabado, 22 de Marco de 2025
Cosan
Cosan

Justiça

Com a crise Moraes x Musk, Pacheco cobra regulação das redes

Sabe qual o problema do debate que Elon Musk de um lado e o ministro Alexandre de Moraes do outro?

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Com a crise Moraes x Musk, Pacheco cobra regulação das redes
Reprodução
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em meio aos ataques do dono do X, Elon Musk, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a decisões da Justiça brasileira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a regulação das redes sociais é “inevitável” e cobrou da Câmara dos Deputados a votação do projeto aprovado pelos senadores em 2020. “Não é censura, não é limitação à liberdade de expressão. São regras para o uso dessas plataformas digitais, para que não haja captura de mentes, de forma indiscriminada, que possa manipular desinformação, disseminar ódio, violência, ataques a instituições”, disse. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que as ações do bilionário são “um ataque inadmissível à Suprema Corte e à própria soberania brasileira” e que “um passo além é esse projeto de regulação da inteligência artificial, de autoria do presidente Pacheco”. A expectativa é votar o texto na comissão especial até o fim do mês. (Folha)

Já o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse em nota que a Corte “atuou e continuará a atuar na proteção das instituições” e que “toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição”. “O inconformismo contra a prevalência da democracia continua a se manifestar na instrumentalização criminosa das redes sociais”, afirmou. A nota não cita textualmente o caso, mas diz que decisões judiciais podem ser contestadas, mas não desrespeitadas. “Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil.” (g1)

Em nova postagem na noite de ontem, Musk renovou os ataques a Moraes, chamando o ministro de “ditador” e o acusando, sem apresentar provas, de ter colocado “o dedo na balança para eleger Lula”, afirmando ainda que o ministro tem o presidente “numa coleira”. Paralelamente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu o bilionário sul-africano em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, e reforçou a acusação de que o TSE favoreceu Lula em 2022, também sem apresentar qualquer prova. (UOL)

Leia Também:

E a Polícia Federal vai investigar se Musk cometeu crimes ao ameaçar descumprir ordens judiciais. (CNN Brasil)

Enquanto isso... Musk convidou Moraes para conversar “abertamente” sobre os pedidos de restrições impostos pelo Supremo. (Metrópoles)

Sabe qual o problema do debate que Elon Musk de um lado e o ministro Alexandre de Moraes do outro? O problema é que nada dessa discussão tá no lugar. Nem Musk é defensor da livre expressão nem o Supremo pode sair calando a boca das pessoas sem explicar quem e por quê.

FONTE/CRÉDITOS: Redação - Informações do Canal Meio
Comentários:
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 31 anos, também reside na cidade Marialva Pr., onde é proprietário do JORNAL DE MARIALVA, está na área de comunicação há 28 anos.

Saiba Mais
Parana
Parana