Portal de Notícias do Estado do Paraná

Sabado, 22 de Marco de 2025
Parana
Parana

Política

Lula, em evento esvaziado, descumpre legislação eleitoral e pede antecipadamente voto em Boulos

No palco, Lula referiu-se a Boulos como candidato, apesar de o período oficial de convenções e registros de candidatura só começar em julho

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Lula, em evento esvaziado, descumpre legislação eleitoral e pede antecipadamente voto em Boulos
Reprodução
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ato do 1º de Maio, promovido pelas centrais sindicais em São Paulo, está gerando críticas devido a um pedido direto de votos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL), um gesto proibido pela legislação eleitoral durante o período de pré-campanha.

Além disso, os participantes do evento receberam panfletos contrários ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), que provavelmente será o principal adversário de Boulos na corrida pela Prefeitura da capital em 2024, e favoráveis ao candidato do PSOL.

No palco, Lula referiu-se a Boulos como candidato, apesar de o período oficial de convenções e registros de candidatura só começar em julho. “Ninguém derrotará esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições. E eu vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula, em 1989, em 1994, em 1998, em 2006, em 2010 e em 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo”, enfatizou.

O pedido explícito de votos a um pré-candidato é vedado pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que garante que não constitui propaganda eleitoral antecipada a menção à pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos, desde que não envolvam pedido explícito de voto. Normalmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pune o descumprimento dessa regra.

Leia Também:

Adversários políticos anunciaram que pretendem acionar a Justiça contra o presidente e o pré-candidato de extrema esquerda. O MDB, partido de Ricardo Nunes, declarou que vai buscar na Justiça Eleitoral a aplicação de multas ao presidente Lula e ao pré-candidato Boulos por propaganda eleitoral antecipada. Os também pré-candidatos Marina Helena (Novo) e Kim Kataguiri (União Brasil) anunciaram a intenção de tomar medidas semelhantes.

Em ato esvaziado, Lula reclama que evento foi mal convocado e vira chacota: ‘Só Bolsonaro enche as ruas’
Imagens aéreas do ajuntamento mostram espaços amplos, sem a presença de público
Em ato esvaziado, Lula reclama que evento foi mal convocado e vira chacota: ‘Só Bolsonaro enche as ruas’ 1
Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua insatisfação nesta quarta-feira (1º) com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, devido ao ato unificado com centrais sindicais em celebração ao 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho.O evento acabou por ficar esvaziado, com um grupo reduzido reunido na área frontal da concentração. Durante seu pronunciamento no palanque, o líder petista alegou que o ato foi “mal convocado”.

“Vocês sabem que ontem eu conversei com ele [Márcio Macêdo] sobre esse ato e disse para ele: ‘Ô Márcio, o ato está mal convocado’. O ato está mal convocado, nós não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar, mas, de qualquer forma, eu estou acostumado a falar com 1.000, com milhão, mas também se for necessário eu falo apenas com a senhora que está ali na minha frente”, justificou o chefe do Executivo.

Diferentemente dos eventos com Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista (São Paulo), e na orla de Copacabana (Rio de Janeiro), o ato liderado por Lula não conseguiu atrair sequer um número significativo de participantes.

 
Imagens que circulam nas redes sociais fazem chacota e comparações aéreas, mostrando multidões nas mobilizações da direita, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto a presença em massa não foi registrada em nenhuma ação liderada por Lula.
 

 

 

 
 
 
 
 
FONTE/CRÉDITOS: Por: Raul Holderf Nascimento Conexão Política
Comentários:
Portal Paraná Urgente

Publicado por:

Portal Paraná Urgente

Paraná Urgente é um portal de notícias e informações do estado do Paraná, do Brasil e do Mundo. O site informa sobre as principais e últimas notícias e sobre o estado.

Saiba Mais