Sarandi segue como celeiro de atletas que caminham rumo a um maior protagonismo no esporte pelo talento, dedicação, esforço e inspiração de técnicos e professores. No handebol, o município coleciona ‘selecionáveis’ e a pivô Heloise Ferreira da Silva, de 16 anos, crava convocação para reforçar a elite da modalidade na categoria ‘cadete’. Helô está em Campo Bom (RS) como atleta do Paraná disputando o Campeonato Brasileiro de Seleções Cadete.
Formada nas categorias de base do Projeto Superação, iniciativa da Prefeitura de Sarandi coordenada pela Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, a atleta participou de cinco seletivas antes de ser indicada para a seleção. “O processo de escolha é rigoroso e conduzido pela comissão técnica da seleção paranaense. O funil é estreito, mas nossa atleta é muito talentosa”, resume o professor e técnico Edmilson Santos.
Edmilson Santos tem extensa biografia construída no handebol e o trabalho que desenvolve na modalidade em Sarandi é reconhecido no país pela excelência, como comprovam mais de duas centenas de troféus colecionados pelas equipes treinadas por ele. Nesse processo de estruturar times eficientes em quadra, o técnico forma atletas que chamam atenção e em seleções de várias categorias. Heloise Ferreira da Silva é bom exemplo disso.
Sua convocação para a Seleção Cadete reforça a importância de projeto que alcança mais de 3 mil pessoas envolvendo práticas esportivas, lazer e cultura. O Projeto Superação, coordenado pelo professor Cláudio de Souza e sua equipe da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, disponibiliza duas dezenas de oficinas que não forma só atletas, mas também cidadãos. “Creio ser essa virtude a mais importante do projeto”, afirma o professor.
Comentários: