Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quinta-feira, 30 de Maio de 2024
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Saúde

Auditoria da Secretaria de Saúde de Maringá participa de evento nacional em Brasília

A Auditoria controla os serviços de saúde e garante a transparência, qualidade e a correta aplicação dos recursos públicos

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Auditoria da Secretaria de Saúde de Maringá participa de evento nacional em Brasília
Andye Iore / Secretaria de Saúde
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma equipe de auditores da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Maringá, participará, entre 22 e 25 de abril de 2024, do Encontro Nacional dos Auditores do SNA 2024, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). em Brasília (DF). O evento reúne auditores de saúde de todo o Brasil. Maringá apresentará, pela primeira vez, dois trabalhos que foram selecionados: 
* “O impacto da implantação da carreira de audito(a) em saúde no componente municipal do sistema nacional de auditoria do SUS”;
* “Utilização da matriz de riscos como instrumento de planejamento do trabalho de auditoria em saúde na área de média e alta complexidade do SUS”. 

A Auditoria controla os serviços de saúde e garante a transparência, qualidade e a correta aplicação dos recursos públicos. “A auditoria colabora e muito para os resultados positivos que temos nos últimos anos na Secretaria de Saúde de Maringá”, garante a secretária de Saúde, Karina Rissardo. 

Um exemplo foi o que aconteceu no ano passado. Os auditores verificaram a prestação de um serviço irregular onde o prestador faturava um procedimento bem mais caro que o realmente realizado. Com isso, a auditoria da Secretaria de Saúde identificou o problema e encerrou a irregularidade, evitando prejuízo para os cofres públicos. O caso está em processo para ressarcimento dos valores ao município. 
“A atuação especializada garante melhoria no processo de avaliação e auditoria com aplicação de métodos de controle interno que permitem eficiência no processo de trabalho”, explica a gerente de Auditoria Controle e Avaliação, Camila Bucheb Silia Gimenes. 

Leia Também:

ORIGEM - A Auditoria na Secretaria de Saúde existe desde 1998 e era feita por pessoas indicadas e que não tinham especialização no segmento. A partir de 2017, na gestão Ulisses Maia, ela passou a ser feita por profissionais especializados. 

Hoje a auditoria conta com 17 profissionais, sendo 14 multiprofissionais como enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, advogados e contadores e mais três médicos auditores.

FONTE/CRÉDITOS: Andye Iore / Secretaria de Saúde
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!