O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h de ontem (4).
O país registrou 1.786 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas - uma ligeira queda em relação aos dois dias anteriores, que foram recordes desde o início da pandemia - chegando ao total de 261.188 óbitos desde seu começo. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.361, esta ainda em alta. A variação foi de 30% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.
Já são 43 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil, 7 dias acima de 1,1 mil, e pelo quinto dia a marca aparece acima de 1,2 mil. Foram seis recordes seguidos de sábado até aqui.
Veja a sequência da última semana na média móvel:
- Sexta-feira (26): 1.148
- Sábado (27): 1.180 (recorde)
- Domingo (28): 1.208 (recorde)
- Segunda-feira (1º): 1.223 (recorde)
- Terça-feira (2): 1.274 (recorde)
- Quarta-feira (3): 1.332 (recorde)
- Quinta-feira (4): 1.361 (recorde)
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 10.796.506 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 74.285 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 57.517 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de 27% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta também nos diagnósticos.
Dezesseis estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: PR, RS, SC, SP, DF, GO, MS, AC, TO, AL, BA, CE, MA, PB, PI, RN e SE.
Brasil já adquiriu 415 milhões de doses
Integrantes do Ministério da Saúde informaram, em sessão pública do Senado, que o Brasil já adquiriu 415 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 de diferentes laboratórios e com pedidos de autorização em estágios de análise. Outras 178 milhões de doses ainda estão em fase de negociação.
Entre as vacinas já adquiridas, 222,4 milhões são do laboratório britânico AstraZeneca, que mantém parceria com a Fiocruz. Parte desse volume virá da Índia e outra será produzida no Brasil, nos laboratórios da fundação.
Governadores pedem a Bolsonaro providências por vacinas
Em carta endereçada ao presidente Jair Bolsonaro, governadores pedem a “imediata adoção das providências necessárias” para viabilizar a obtenção, junto a entidades estrangeiras e organismos internacionais, de novas doses de imunizantes contra a covid-19.
O objetivo, afirmam, é auxiliar no controle do “aumento exponencial dos casos de infecção e do número de óbitos” observado nos últimos dias em todo o país. De acordo com o documento, apesar dos esforços, os entes estão “no limite de suas forças e possibilidades”.
Vacinação é que vai permitir manter a economia em funcionamento, diz Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a dizer que o país precisa de “saúde, emprego e renda” e, na sequência, acrescentou que “primeiro” vem a saúde. “Sem saúde, não há economia”, afirmou.