Portal de Notícias do Estado do Paraná

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 20 de Abril 2026

Curiosidades

Brasil terá um frio atípico com 'erupção polar' e 'chuva congelante' nos próximos dias

Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda das temperaturas mínimas vai afetar também os estados do Norte do Brasil.

Camila Sanches Silva
Por Camila Sanches Silva
Brasil terá um frio atípico com 'erupção polar' e 'chuva congelante' nos próximos dias
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma intensa onda de frio atípico para o mês de maio vai provocar uma queda acentuada de temperatura a partir da próxima segunda-feira (16) no Brasil, segundo apontam os serviços de meteorologia. A previsão é de neve e "chuva congelante" para estados do Sul, e geadas para outros trechos do país.

Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, destaca que os termômetros devem ficar abaixo de 10°C em São Paulo, salientando que "esse pode ser o episódio de frio mais intenso deste ano."

O frio que se aproxima vem sendo divulgado nas redes sociais como uma "erupção polar histórica". O meteorologista da Climatempo afirma, no entanto, que o termo não existe na literatura da meteorologia. O que, de fato, vai ocorrer tecnicamente é o avanço de uma "massa polar", que o especialista classifica como "muito intensa".

Leia Também:

De forma direta, serão impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil. O auge será entre os dias 16 e 22.

Ainda de acordo o especialista, o grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada "chuva congelante".

O especialista explica ainda que a neve é um fenômeno já mais conhecido: os flocos são formados já na nuvem e chegam ao solo no mesmo estado, enquanto a chuva congelante é um evento raro em nosso país.

Segundo ele, a chuva ocorre de forma normal, com a queda da gotícula na atmosfera, mas a água se congela ao tocar uma superfície.

Em São Paulo, a previsão de temperatura pode chegar abaixo de 10°C. A previsão mais recente considera a possibilidade de mínimas em torno de 7 a 9°C.

No Sul, há condições para temperaturas abaixo de zero. Em Urupema (SC), de acordo com Soares, é possível que os termômetros cheguem a -8°C.

Há previsão de geada em várias áreas entre os dias 19 e 22 de maio. A geada ocorre quando é formada uma camada de gelo nas superfícies por causa da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada.

A possibilidade é mais forte nos estados do Sul, da região Oeste paulista, em Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais. O meteorologista César Soares não descarta até mesmo a ocorrência de geada na capital paulista.

Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda das temperaturas mínimas vai afetar também os estados do Norte do Brasil.

FONTE/CRÉDITOS: Yahoo Notícias
Camila Sanches Silva

Publicado por:

Camila Sanches Silva

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Paraná Urgente no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR