Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quinta-feira, 30 de Maio de 2024
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Política

Câmara de Curitiba convida especialista para desmistificar estereótipos do autismo

considerando a população de 200 milhões de habitantes, estima-se que o Brasil possua cerca de 2 milhões de autistas

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Câmara de Curitiba convida especialista para desmistificar estereótipos do autismo
Câmara Municipal de Curitiba
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na sessão da próxima quarta-feira (24), o presidente da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas, a Onda-Autismo, Fábio Cordeiro. Por proposição do vereador Dalton Borba (PDT), o convidado vai falar sobre o autismo além do transtorno, buscando desmistificar estereótipos e disseminar informações que ajudem a compreender melhor a complexidade dessa condição (076.00021.2023).

Fábio Cordeiro é autista, graduado em Pedagogia, escritor e palestrante. Atua em defesa dos direitos das pessoas portadoras de transtorno do espectro autista (TEA) buscando aprimorar a qualidade de vida desses indivíduos. Já capacitou centenas de empresas e seus colaboradores, que receberam o selo de Empresa Amiga do Autismo pela Onda. Coordena ainda diversos projetos de inclusão em relação ao autismo no Brasil.

Na justificativa do requerimento da Tribuna Livre, Dalton reforça que, "considerando a população de 200 milhões de habitantes, estima-se que o Brasil possua cerca de 2 milhões de autistas".  O objetivo do debate, acrescenta, "é trazer esclarecimento acerca do assunto e promover a inclusão escolar, social e no mercado de trabalho, contribuindo com a construção de leis e políticas públicas, para representar a comunidade do autismo", justifica.

Leia Também:

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado no dia 2 de abril. Foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, justamente com a proposta de quebrar tabus sobre o TEA. Durante quatro noites, o prédio histórico da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Palácio Rio Branco, ficou iluminado com luz azul, cor que simboliza a campanha. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da inclusão das pessoas com autismo na sociedade (saiba mais).

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que, por meio de um requerimento, indicam uma pessoa ou uma entidade para discursar e para dialogar no plenário. As falas nesse espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, de apresentação de uma campanha de conscientização, de discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa, entre outros.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2023.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba 

FONTE/CRÉDITOS: Câmara Municipal de Curitiba
Comentários:
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!