Aguarde, carregando...

Domingo, 03 de Maio 2026
Justiça

"Careca do INSS" é Transferido para a Papuda Após Abandono de Defesa em Escândalo da Previdência

A mudança de prisão ocorreu após ele ter passado um período detido na Superintendência da Polícia Federal

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Reprodução - Durante CPMI do INSS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Brasília, 03 de Novembro de 2025 - Em um desdobramento de grande impacto no cenário político e nas investigações de fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, nos últimos dias.

A mudança de prisão ocorreu após ele ter passado um período detido na Superintendência da Polícia Federal, na capital federal, desde 12 de setembro. Antonio Antunes é apontado pela Polícia Federal como um dos principais operadores de um gigantesco esquema de cobranças indevidas de mensalidades associativas, descontadas sem a devida autorização de aposentados e pensionistas do INSS, conforme revelado pelo Metrópoles.

Defesa Abandona o Caso

O fato mais notório que precede a transferência para o presídio de segurança máxima é o abandono da defesa do lobista pelo renomado criminalista Cleber Lopes no último dia 20. O advogado alegou "questões de foro íntimo" para se retirar do caso, um movimento que aumenta a pressão e a especulação sobre a situação jurídica do "Careca do INSS".

Leia Também:

A saída de Cleber Lopes é um ponto crucial, dado que o advogado teve uma atuação marcante durante o depoimento de Antonio Antunes na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a fraude. Na ocasião, Lopes chegou a confrontar parlamentares em defesa de seu então cliente, em meio a provocações e acusações de que o lobista seria um "ladrão".

Empresas Intermediárias no Centro do Esquema

Segundo a Polícia Federal, as empresas ligadas a Antonio Antunes atuavam como intermediárias financeiras das associações fraudulentas sob investigação. O esquema, que lesou milhares de beneficiários da Previdência Social, está no foco da CPMI do INSS, onde são apuradas as responsabilidades e o rastro bilionário do dinheiro desviado.

A ida do lobista para a Papuda sinaliza um endurecimento da sua situação carcerária e ocorre em meio a um escândalo que continua a abalar as estruturas da Previdência e a levantar sérias questões sobre a segurança dos dados e benefícios de milhões de aposentados e pensionistas no país. A atual defesa de Careca do INSS confirmou a transferência à coluna.

FONTE/CRÉDITOS: Redação Paraná Urgente
Portal Paraná Urgente

Publicado por:

Portal Paraná Urgente

Paraná Urgente é um portal de notícias e informações do estado do Paraná, do Brasil e do Mundo. O site informa sobre as principais e últimas notícias e sobre o estado. O site oferece as últimas notícias e informações sobre o estado, incluindo...

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Paraná Urgente no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR