Maringá testemunhou, nesta quinta-feira (14), um dos eventos mais aguardados da Expoingá 2026: o Casamento Comunitário. A iniciativa reuniu mais de 200 casais da cidade e região no Parque Internacional de Exposições, proporcionando a oficialização gratuita de uniões e emocionando famílias com histórias de superação e amor.
A ação integra o programa “Justiça no Bairro Sesc Cidadão”, uma parceria do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e do Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc-PR), com apoio da Prefeitura de Maringá e da Sociedade Rural de Maringá (SRM).
Apoio e preparação para o grande dia
Além da cerimônia em si, os noivos receberam suporte integral durante os meses de preparação. Esse apoio incluiu:
- Orientações e reuniões pré-casamento;
- Organização documental completa;
- Acesso a trajes por meio de uma campanha promovida pela Prefeitura.
A facilitação desses aspectos foi crucial para muitos casais que sonhavam há anos em oficializar sua união, mas enfrentavam dificuldades.
Sonho antigo se torna realidade na Expoingá
A ideia de incorporar o casamento comunitário à programação da Expoingá partiu do diretor da Sociedade Rural de Maringá, Alcides Pinto. Ele expressou o desejo de estender a outras pessoas a mesma emoção que viveu em seu próprio casamento.
“Eu fui um dos que compraram essa ideia desde o início, porque sempre tive o desejo de trazer o casamento comunitário para dentro do Parque de Exposições. A Sociedade Rural, a Mulher Rural e o Sesc abraçaram essa proposta e ajudaram para que tudo isso se tornasse realidade”, afirmou Alcides Pinto.
Histórias de amor e superação
Entre os casais que celebraram sua união estavam Carolaine Xavier e Renato Xavier, que já compartilhavam sete anos de suas vidas. Para Carolaine, a cerimônia representou a concretização de um sonho de infância.
“É um sonho de infância se realizando. Estou muito feliz e grata a Deus por tudo. É um momento muito emocionante para nós e, graças a Deus, deu tudo certo”, declarou a noiva. Ela também destacou a dedicação nos preparativos: “Foram vários meses de preparação, documentação, reuniões, escolha do vestido e todos os detalhes. Foi uma experiência muito especial e tudo ocorreu muito bem”.
Outro casal que emocionou a todos foi Geiciane Sousa e Jadiel Sousa, pais de dois filhos e juntos há oito anos. Eles se conheceram no trabalho, e Jadiel recorda o momento: “Quando a vi pela primeira vez, pensei: ‘essa vai ser a mulher da minha vida’”.
Geiciane, por sua vez, contou que a amizade inicial se transformou em amor. “Depois fui conhecendo melhor o jeito dele, a forma como tratava as pessoas, e o amor acabou florescendo”, disse.
A persistência de um amor
O casal Geiciane e Jadiel revelou ter tentado oficializar a união anteriormente, mas esbarrou em desafios com a documentação. A divulgação do evento nas redes sociais reacendeu a esperança.
“Colocamos tudo nas mãos de Deus e deu certo. Hoje estamos casados oficialmente, perante a lei, diante de Deus e de todos”, celebrou Geiciane. Para eles, assim como para muitos outros, a cerimônia foi a realização de um sonho construído ao longo dos anos ao lado da família.
Uma tradição para o futuro da Expoingá
Alcides Pinto enfatizou o profundo significado emocional da iniciativa e expressou a intenção de solidificar o evento como uma tradição anual na feira.
“O casamento é um dos dias mais felizes das nossas vidas, e eu queria proporcionar essa mesma emoção para outras pessoas também. A nossa ideia é que a Sociedade Rural continue promovendo o casamento comunitário todos os anos durante a Expoingá”, finalizou o diretor.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se