Portal de Notícias do Estado do Paraná

MENU
Logo
Domingo, 16 de maio de 2021
Publicidade
Publicidade

Educação

Concurso ESA: Publicado o edital com 1.100 vagas

As oportunidades são para as áreas Geral, de Saúde e de Música.

345
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As inscrições podem ser realizadas acessando o  site do Exército, a partir do dia 07 de abril até o dia 04 de maio de 2021. É preciso preencher o formulário com todos os dados para cadastro e, em seguida, imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de R$ 95, para ambos os sexos.

Haverá, ainda, a possibilidade de isenção do valor da taxa. No prazo de 07 a 09 de abril, apenas poderão solicitar o benefícios os seguintes perfis: 

  • filhos menores de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, incapacitados em ação;
  • membros de família de baixa renda;
  • inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único); ou
  • doadores de medula óssea.

O resultado dos requerimentos dos pedidos de isenção está previsto para o dia 20 de abril.

 

Requisitos do concurso ESA

Para concorrer ao concurso da ESA é preciso ter o nível médio completo com idade entre 17 e 24 anos para a área Geral/Aviação, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde. 

É exigida também altura mínima de 1,60 m para homens , sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m e exame especializado revelando a possibilidade do crescimento. No caso das mulheres o Exército exige altura mínima de 1,55 m.

Os menores de 18 anos que concorrerem às vagas deverão estar autorizados por seu responsável legal a submeter-se ao concurso e, caso seja aprovado e classificado nas vagas estabelecidas, a ser matriculado no curso de formação.

Além das exigências mencionadas, candidatos à área de Saúde devem ter também concluído o curso de Técnico em Enfermagem até a data de sua apresentação na organização militar. Para a área de Música, é necessário comprovar a habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos pelas vagas.

 

Cargos e vagas do concurso ESA

São 1.100 oportunidades, divididas em três áreas: Geral/Aviação, Música e Saúde.

– Geral/Aviação: 1.000 vagas, sendo 900 para candidatos do sexo masculino e 100 para o sexo feminino.
Artilharia, Aviação (Manutenção), Cavalaria, Comunicações, Engenharia, Infantaria, Intendência, Manutenção de Comunicações, Material Bélico (Manutenção de Armamento, Manutenção de Viatura, Manutenção de Viatura Blindada, Mecânico Operador) e Topografia.

– Música: 45 vagas
Bombo, Clarineta, Fagote em dó/Contra-Fagote em dó, Flauta em dó/Flautim em dó, Oboé em dó/ Corne-inglês, Pratos, Saxhorne barítono/Saxhorne baixo, Saxofone, Tuba, Tímpanos, Tarol e Caixa Surda, Trombone Tenor/ Trombone Baixo, Trompa e Trompete/Cornetim/ Flueghorne.

– Saúde: 55 vagas
Técnico em Enfermagem.

 

Como serão as provas?

Os candidatos ao concurso da Escola de Sargento das Armas serão avaliados por meio de diversas etapas. A primeira delas será composta pelas provas objetiva e de redação, previstas para ocorrer no dia 03 de outubro de 2021, domingo, para todos os participantes.

A prova objetiva poderá ser dividida em até seis partes, conforme a área pretendida pelo candidato, sendo:

1ª parte – Prova de Matemática (14questões para áreas Geral/Aviação e dez para as áreas Música/Saúde);
2ª parte – Prova de Português (14 e dez questões, respectivamente);
3ª parte – Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
4ª parte – Prova de Inglês (dez questões objetivas para todas as Áreas);
5ª parte – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
6ª parte – Prova de Português (questão única discursiva/redação).
A novidade será em relação ao aumento de questões nas disciplinas de Matemática e Inglês. Nesta segunda, anos anteriores eram apenas quatro para áreas específicas agora sendo dez para todas.

Será aprovado no exame o candidato que conseguir obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, em que será necessário alcançar pelo menos 25% de acertos.

Na redação, será necessário alcançar nota igual ou superior a cinco. As demais etapas serão:

  • avaliação de títulos;
  • exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);
  • investigação social;
  • exame de aptidão física preliminar;
  • revisão médica;
  • exame de aptidão física definitivo;
  • comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.

 

Fonte/Créditos: Nova Concursos

Créditos (Imagem de capa): Reprodução

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade