Portal de Notícias do Estado do Paraná

Sabado, 20 de Julho de 2024

Ciência & Tecnologia

Em meio a denúncias internacionais de censura no Brasil, presidente da Anatel defende regulação das plataformas digitais

Alegação foi apresentada em audiência da Câmara dos Deputados.

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Em meio a denúncias internacionais de censura no Brasil, presidente da Anatel defende regulação das plataformas digitais
iStock by Getty Images
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri, defendeu a ampliação dos poderes do órgão para atuar como regulador e fiscalizador das plataformas digitais.

Em audiência na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (15), Baigorri argumentou que, embora a Anatel já tenha poder de polícia previsto em lei, sua atuação está atualmente limitada às empresas de telecomunicação.

Baigorri destacou a atuação da Anatel durante as eleições de 2022, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando a agência conseguiu bloquear o aplicativo Telegram por denúncias de disseminação de informações falsas. No entanto, ele esclareceu que a Anatel não tem autoridade para agir sobre postagens e perfis específicos nas redes sociais.

Leia Também:

O presidente do órgão, então, propôs que a agência assuma o papel de supervisora das redes sociais, sem a necessidade de aumentar seu orçamento. “Nós entendemos que reunimos as condições para ser a agência responsável pela regulação não só do mercado de telecomunicações, mas do ambiente digital como um todo”, afirmou Baigorri.

Baigorri enfatizou a falta de responsabilização das plataformas digitais em comparação com a imprensa tradicional. Ele argumentou que a mídia tradicional pode ser responsabilizada pelo conteúdo que publica, enquanto as plataformas digitais não enfrentam a mesma responsabilidade. “Essa assimetria legal e regulatória é o primeiro elemento que propicia que qualquer coisa possa ser colocada na internet, nas redes sociais, independentemente de agredir a honra, a família, a integridade ou a própria vida

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:
Portal Paraná Urgente

Publicado por:

Portal Paraná Urgente

Paraná Urgente é um portal de notícias e informações do estado do Paraná, do Brasil e do Mundo. O site informa sobre as principais e últimas notícias e sobre o estado.

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Paraná Urgente no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!