Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 05 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Economia

Emplacamentos de veículos registram recorde histórico em setembro no país

Federação aponta alta de 8,32% em relação ao mesmo mês do ano anterior e avanço expressivo no acumulado de 2026.

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Emplacamentos de veículos registram recorde histórico em setembro no país
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os emplacamentos de veículos alcançaram um patamar recorde para o mês em setembro, conforme balanço divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Foram contabilizadas 509.686 unidades no período. O volume representa uma expansão de 8,32% em relação a setembro de 2025 e de 1,15% sobre o mês de agosto.

O levantamento engloba a comercialização de automóveis, comerciais leves como picapes e furgões, além de ônibus, caminhões, motocicletas e implementos rodoviários.

Leia Também:

No acumulado entre janeiro e setembro, o avanço atingiu 14,41%. Foram mais de 4,2 milhões de unidades novas entregues aos consumidores brasileiros nos primeiros nove meses do ano.

“O mercado continua demonstrando demanda por veículos novos, mesmo em um ambiente ainda complexo de crédito”, avalia o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.

Segundo a entidade, a concorrência acirrada entre as marcas e os programas especiais de incentivo ao setor sustentam essa decisão de compra.

Desempenho dos caminhões e pesados

O segmento de caminhões registrou alta de 2,51% sobre agosto e de 2,65% na comparação anual, embora o acumulado do ano siga negativo em 3,89%.

De acordo com a federação, o Programa Move ajudou a estancar quedas anteriores. O custo financeiro ainda impacta os pesados, mas as linhas especiais reverteram o cenário.

Outros setores e projeções

O mercado de automóveis e comerciais leves avançou 2,13% frente a agosto e 16,16% ante setembro de 2025. Já os ônibus subiram 12,09% e 18,43%, respectivamente.

As motocicletas oscilaram negativamente 0,09% no mês, patamar avaliado pela Fenabrave como estabilidade. Para o fechamento do ano, a projeção de alta global permanece em 8,6%.

FONTE/CRÉDITOS: Por Redação Paraná Urgente

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR