Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
parana
parana

Ciência & Tecnologia

Empresa de tecnologia para educação anuncia novo rebranding e tem meta de faturar R$7 milhões este ano

Matheus Soluções passa a ser Matheus Educacional e incorpora identidade corporativa à do Jacad, Sistema Acadêmico da SWA, empresa com a qual se fundiu em 2021

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Empresa de tecnologia para educação anuncia novo rebranding e tem meta de faturar R$7 milhões este ano
Foto Divulgação / Engenharia de Comunicação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A paranaense Matheus Soluções, com tecnologia focada em gestão acadêmica das Instituições de Ensino, anuncia novo rebranding e, a partir de agora, a empresa passará a se chamar Matheus Educacional.

Este reposicionamento de marca busca integrar sua identidade corporativa à do Jacad, Sistema Acadêmico da SWA, empresa com a qual se fundiu em 2021.

Segundo Leandro Scalabrin, fundador e CEO da SWA, agora empresa integrante do Grupo SWA, a "marca está sendo ajustada de forma que fique ainda mais próxima à identidade do JACAD, plataforma que compartilha um sistema de gestão educacional semelhante. Este processo não apenas atualiza a identidade visual, mas também mostra o pertencimento ao grupo ao incorporar os mesmos elementos de design”, explica Scalabrin.

Leia Também:

Foto Divulgação: Leandro Scalabrin

Além disso, a nova marca também registra um novo momento de ampliação da Matheus Educacional para instituições de outros níveis e modalidades de ensino, especialmente junto ao ensino à distância e em escolas de idiomas, aumentando sua presença no mercado educacional. O que vem a complementar o trabalho realizado pela SWA Sistemas, voltado a colégios e universidades, e cuja solução do JACAD atende pelo menos 5% dos estudantes do ensino superior em todo país, e são adotadas por 40 mil professores e 500 mil estudantes.

“Com a ampla experiência de empresas que atuam no mesmo nicho, mas com foco em diferentes segmentos no desenvolvimento de soluções para gestão educacional, juntas abrangem com eficiência o ensino superior, escolas de idiomas, cursos livres, colégios e plataformas de ensino à distância (EAD)”, ressalta o CEO.

Dessa forma, as duas empresas combinam suas forças para oferecer uma solução completa de gestão acadêmica.

O ERP Educacional SWA.JACAD permite acompanhar toda a evolução acadêmica na instituição, desde a matrícula dos alunos até a emissão de diplomas, além de proporcionar aos professores uma gestão eficiente de suas aulas, incluindo registro de conteúdos, notas, frequências e avaliação de trabalhos dos alunos. Além disso, auxilia na gestão financeira da instituição, controlando as mensalidades dos alunos, fluxo de caixa, orçamentos, planos de contas, acordo online e diversas outras funções.

Por outro lado, a Matheus Educacional oferece uma solução de gestão acadêmica totalmente no formato Software as a Service (SaaS) na nuvem. Essa abordagem elimina a necessidade de instalação e atualização de softwares, bastando apenas uma conexão com a internet. Além disso, a integração com o Moodle permite melhorar a eficácia dos cursos online, facilitando o compartilhamento de materiais, realização de testes, revisão de tarefas e outros recursos, especialmente úteis para cursos a distância (EAD).

Assim, o Grupo SWA busca conquistar 13% do market share nacional do ensino superior e dobrar esse percentual até 2026, além de figurar entre as cinco maiores empresas do mercado brasileiro de sistemas na área da educação.

Nos últimos três anos, a empresa registrou um aumento de mais de 150% no setor em que atua, refletindo também a receptividade do mercado em relação ao trabalho realizado pela SWA, cujo propósito é mover e transformar pessoas por meio da educação, do crédito cooperativo e da potencialização da agricultura familiar.

"Essas mudanças representam um avanço significativo no processo de consolidação no mercado de educação. A reformulação da marca é o início de uma nova fase de crescimento e inovação, alinhando nossas soluções às necessidades em constante evolução das instituições de ensino", finaliza Leandro Scalabrin.

O mercado da educação

O ensino superior representa uma oportunidade de empreendimento. Em 2021, o Brasil contava com quase 9 milhões de estudantes universitários, o que equivale a apenas 18,1% da população de 18 a 24 anos. Isso indica que mais de 80% dos jovens têm potencial para ingressar na graduação. Além disso, aproximadamente 600 mil estudantes com mais de 40 anos estão atualmente matriculados na faculdade.

Mais informações: 

Matheus Educacional: https://www.matheussolucoes.com/

SWA: https://swa.com.br/

FONTE/CRÉDITOS: Engenharia de Comunicação
Comentários:
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 34 anos. Apresentador, comunicador, empresário e jornalista com registro profissional nº 0011449/PR. Está na área de comunicação há 36 anos, sendo 29 como profissional.

Saiba Mais
Agro Tafe
Agro Tafe