Portal de Notícias do Estado do Paraná

Sabado, 20 de Abril de 2024
Governo Federal
Governo Federal

Cidades

Fim de semana em Maringá rende 220 denúncias ao GGI e 46 vistorias; agentes interditam festas

Durante a vistoria, 56 pessoas foram multadas pelo descumprimento do decreto, sendo oito pela falta do uso de máscara e 48 pelo toque de recolher.

Camila Sanches Silva
Por Camila Sanches Silva
Fim de semana em Maringá rende 220 denúncias ao GGI e 46 vistorias; agentes interditam festas
Mileny Melo/PMM
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Grupo de Gestão Integrada (GGI) atuou intensamente neste fim de semana. Foram 220 denúncias enviadas pela comunidade que renderam 46 vistorias, uma orientação, duas autuações e uma interdição de estabelecimento. Durante a vistoria, 56 pessoas foram multadas pelo descumprimento do decreto, sendo oito pela falta do uso de máscara e 48 pelo toque de recolher. Uma festa na rua foi interditada na sexta-feira. “Estamos monitorando essas festas e vamos sempre tentar evitar que elas aconteçam”, comenta o secretário de Segurança de Maringá, Ivan Quartaroli. “É um risco muito grande de contaminação pelo vírus. As pessoas precisam ter consciência disso”. 

No final da noite da última sexta-feira (16), um grupo de aproximadamente 70 jovens fazia uma festa clandestina numa rua no Jardim Monções. Houve denúncias de moradores pelo som alto, barulho de carros, aglomeração, entre outras situações. 

Um comboio do GGI chegou ao local, fechou o acesso na rua. Como se tratava de uma via sem saída, algumas pessoas fugiram correndo por uma mata. 21 automóveis foram enfileirados e os ocupantes autuados. 

Na sexta-feira, dois estabelecimentos também foram autuados em R$ 10 mil cada: um disque cerveja na avenida Colombo e um bar no Jardim Tupinamba. Um homem foi preso na avenida Colombo depois de desacatar membros do GGI. Já na noite de sábado, o GGI interditou e evitou a realização de um evento em uma chácara. 

O GGI recebe denúncias de festas clandestinas por toda a cidade nos finais de semana. As divulgações desses eventos na internet são encaminhadas ao Ministério Público, já que caracteriza crime durante a pandemia de coronavírus. A Secretaria de Segurança Pública entregará um relatório desses eventos ao MP. Essas festas em locais públicos, ruas ou chácaras são potenciais focos de contágio do coronavírus. Tem sido comum em Maringá casos da doença em jovens. O que não acontecia no ano passado, quando a doença preferencialmente atingia faixa etária 60+. A situação é grave, pois os jovens participam das festas clandestinas podendo se contaminar, levar o vírus para dentro de casa e local de trabalho e disseminar a doença entre amigos e familiares. 

As denúncias devem ser feitas nos telefones 153 (da GM) e 156 (da Ouvidoria). Também há opção pela internet, a qualquer hora do dia e a semana toda, na Ouvidoria Online. 

 

DADOS

• 220 denúncias
   - 178 GM
   - 42 Ouvidoria
• 46 vistorias
• 1 orientações
• 2 autuações para estabelecimentos
• 1 interdição de evento
• 56 pessoas autuadas

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura Municipal de Maringá
Comentários:
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!