Portal de Notícias do Estado do Paraná

Sabado, 19 de Abril de 2025
Governo Federal
Governo Federal

Cidades

Funeral de Dom Geraldo Agnelo é iniciado em Londrina

Agenda de missas iniciou neste domingo (27) e segue até segunda-feira (28)

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Funeral de Dom Geraldo Agnelo é iniciado em Londrina
Arquidiocese de Salvador
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Iniciado neste domingo (27) o funeral do Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que morreu aos 89 anos, neste sábado (26). A programação iniciou às 8h, com cortejo saindo da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) em direção à Catedral Metropolitana. 

Veja a programação abaixo.

O religioso era Arcebispo Emérito de Salvador, na Bahia. Ele permaneceu à frente da arquidiocese de Londrina por oito anos e meio, entre 1983 e 1991. Em carta registrada em cartório, ele afirmou que desejava ser sepultado em Londrina.

Leia Também:

Dom Geraldo será sepultado na critpa da Catedral Metropolitana de Londrina. No mesmo local, estão sepultados o primeiro bispo e arcebispo, dom Geraldo Fernandes Bijos, e o terceiro arcebispo, dom Albano Botoleto Cavalin.

Por conta do funeral, ruas de Londrina foram bloqueadas neste domingo (27). O trânsito continuará interrompido na segunda-feira (28).

O cortejo foi acompanhado pela Banda Marcial de Florestópolis, do projeto Construindo o Futuro. O grupo faz parte do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Zilda Arns (CAIAC).

O corpo de Dom Geraldo foi levado da Acesf para a Catedral de Londrina em um caminhão do Corpo de Bombeiros. Por volta das 9h, o arcebispo Dom Geremias Steinmetz iniciou a Celebração da Palavra.

Programação do funeral de Dom Geraldo

Domingo 27/08 (Missas de exéquias)

 
  • 10h – Arcebispo dom Geremias Steinmetz;
  • 12h – Decanato Centro;
  • 14h – Decanato Porecatu;
  • 16h – Decanato Sertanópolis;
  • 18h – Decanato Tamarana;
  • 20h – Decanato Rolandia;
  • 22h – Decanato Ibiporã.

Segunda-feira 28/08 (Missas de exéquias)

  • 00h – Decanato Cambé
  • 02h – Decanato Oeste;
  • 04h – Decanato Leste;
  • 06h – Decanato Norte ;
  • 08h – Decanato Sul;
  • 10h – Última Missa de exéquias seguida do sepultamento na Cripta da Catedral.

Interdições no trânsito

A Prefeitura de Londrina informou que haverá interdições no trânsito no domingo (27) e segunda-feira (28) por conta do velório e sepultamento de Dom Geraldo:

  • O trânsito da Avenida Rio de Janeiro será desviado para a rua Piauí;
  • Na Avenida São Paulo, o bloqueio impedirá o fluxo para a travessa Padre Bernado Greiss, a opção é continuar pela Avenida ou virar à direita na Alameda Miguel Blasi;
  • O acesso a travessa Padre Eugênio Herter também estará fechado e a opção para aqueles que utilizarem a Alameda Manoel Ribas será entrar à direita na avenida Rio de Janeiro.
  • Situação semelhante à aqueles que utilizam a Alameda Miguel Blasi. O acesso a Travessa Padre Bernardo Greiss estará fechado, sendo única opção virar à direita para acessar a Avenida São Paulo.

A prefeitura informou também que a programação pode sofrer alterações.

NOTA DE FALECIMENTO: CARDEAL DOM GERALDO MAJELLA AGNELO | Arquidiocese de São Salvador da Bahia (arquidiocesesalvador.org.br)

Com profundo pesar, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia comunica o falecimento de seu arcebispo emérito, o Eminentíssimo Sr. Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, ocorrido neste sábado, 26 de agosto, em Londrina – PR, onde ele residia desde 2014. O velório de Dom Geraldo acontecerá na Catedral de Londrina, a partir das 8h deste domingo, com missas a cada duas horas, sendo a última missa de exéquias às 10h da segunda-feira, dia 28, seguida do sepultamento na cripta daquela Catedral, conforme o desejo por ele manifestado.

Com a fé no Senhor Ressuscitado, convidamos a todos para permanecerem em oração, louvando a Deus pela longa vida e o fecundo ministério episcopal de Dom Geraldo, e suplicando a recompensa eterna para ele que se dedicou ao serviço da Igreja, com tanto amor, fidelidade e generosidade, nos diversos ofícios que ele exerceu como bispo, arcebispo e cardeal, junto à CNBB, no CELAM e na Sé Apostólica, bem como em São Paulo, Toledo, Londrina e Salvador. Manifestamos, de modo especial, a nossa ação de graças a Deus e a nossa profunda gratidão a Dom Geraldo, por ter sido o nosso arcebispo e primaz do Brasil, de 1999 a 2011.  Fiel ao seu lema episcopal “Caritas cum Fide” (Caridade com Fé), ele marcou a história da Arquidiocese primacial do Brasil, bem como dos outros lugares onde viveu e serviu, com o seu testemunho de fé e de caridade, com sabedoria e amor à Igreja, promovendo a unidade, o diálogo, a fraternidade e a paz, sempre muito fraterno e respeitoso para com todos.

Na Catedral e em todas as Paróquias da Arquidiocese de São Salvador da Bahia serão celebradas as missas, neste domingo, por Dom Geraldo. Em Salvador, a Celebração Eucarística por ocasião do sétimo dia de seu falecimento será realizada em 1º de setembro, sexta-feira, às 16h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador.

A palavra de Jesus nos ilumina e consola: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre” (Jo 11,25). A esperança, a consolação e a paz do Senhor Ressuscitado estejam no coração de todos, especialmente dos familiares e amigos de Dom Geraldo.

Salvador, 26 de agosto de 2023.

Cardeal Dom Sergio da Rocha

Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil

 

FONTE/CRÉDITOS: Redação - G1 Paraná
Comentários:
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 34 anos. Apresentador, comunicador, empresário e jornalista com registro profissional nº 0011449/PR. Está na área de comunicação há 29 anos.

Saiba Mais
parana
parana