Portal de Notícias do Estado do Paraná

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Saúde

Governo prorroga toque de recolher por 10 dias no Paraná

Decreto foi assinado nesta segunda-feira (28); restrição vai das 23h às 5h- medida não vale na virada de ano

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Governo prorroga toque de recolher por 10 dias no Paraná
Foto: Reprodução
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo do Paraná prorrogou por dez dias, na tarde desta segunda-feira (28), o toque de recolher no estado das 23h às 5h. Segundo o decreto, a medida não terá validade na virada de ano, entre quinta-feira (31) e sexta-feira (1º).

O toque de recolher entrou em vigência no estado em 2 de dezembro e foi prorrogado pela primeira vez no dia 17. Conforme o decreto, a restrição não se aplica aos serviços considerados essenciais.

"[A exceção na virada é] para que as famílias que quiserem se manifestar de maneira diferente possam assim fazê-lo. Mas eu insisto, não é porque o decreto deixa de viger no dia 31 que nós podemos nos aglomerar", afirmou o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

Na manhã desta segunda, ele disse que o saldo da medida até aqui foi positivo para diminuir o número de internações em decorrência de acidentes que acontecem durante a madrugada.

"Até agora, em 24 dias do decreto, tivemos um certo controle da situação", afirmou.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 83% dos leitos de UTI do SUS para adultos com Covid-19 ou suspeita da doença estão ocupados no Paraná.

Desde o início do toque de recolher, o governo estadual ampliou de 1.036 para 1.156 o número de leitos de UTI e de 1.462 para 1.713 o total de leitos de enfermaria do SUS para pacientes com coronavírus.

Medidas

O governo ainda reforçou que as orientações para que as pessoas comemorem a virada de ano com os núcleos familiares, sem aglomerações.

O novo decreto mantêm proibidas confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas, excluídas da contagem crianças e adolescentes de até 14 anos.

A exceção, nesse caso, é para ações sem contato físico, incluindo o modelo drive in.

 

Também continua a proibição de comercialização e do consumo, em vias e espaços públicos, de bebidas alcoólicas no horário do toque de recolher.

Desde o início da pandemia, segundo a Sesa, 7.671 pessoas morreram vítimas da Covid-19, e outras 401.631 foram infectadas no Paraná.

FONTE/CRÉDITOS: G1 Paraná
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!