Aguarde, carregando...

Sábado, 26 de Setembro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Justiça

Internet móvel liberada nas eleições pode causar colapso, alerta Anatel ao STF

Agência reguladora aponta riscos de congestionamento na rede diante de pedido de partidos para zerar franquias no pleito.

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Internet móvel liberada nas eleições pode causar colapso, alerta Anatel ao STF
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A internet móvel pode sofrer quedas severas de sinal durante as eleições caso ocorra uma liberação irrestrita do acesso. O alerta foi enviado pela Agência Nacional de Telecomunicações ao ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal.

Na última quinta-feira (24), Zanin exigiu um posicionamento da agência em até 48 horas. A demanda partiu do Partido Verde e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

O grupo pede que a conexão de celulares seja desobrigada de franquias em todo o país. A medida valeria nas 72 horas anteriores e nas 24 horas posteriores aos turnos de votação.

Leia Também:

Segundo os autores da ação, o fim dos créditos prejudica o acesso à informação das classes mais baixas. Sem dados, restam apenas aplicativos patrocinados, o que facilitaria a propagação de desinformação.

Riscos de colapso

Em contrapartida, a Anatel afirmou que o combate à desinformação não depende da conectividade móvel. O órgão destacou que 70% dos usuários pré-pagos recorrem a redes Wi-Fi para economizar franquia.

Diferente do meio físico, o sinal móvel utiliza um espectro eletromagnético limitado. A liberação geral causaria picos de tráfego, downloads excessivos e pane generalizada.

O cenário resultaria em um colapso técnico. Isso prejudicaria a comunicação dos cidadãos em um momento crucial para a democracia brasileira, segundo a autarquia.

A agência ainda apontou invasão de competência regulatória. Antes de emitir uma decisão, o ministro Cristiano Zanin aguarda o parecer da Procuradoria-Geral da República.

Calendário

O primeiro turno do pleito está agendado para o dia 4 de outubro. Os eleitores escolherão presidente, governadores e parlamentares federais e estaduais.

Se houver necessidade de segundo turno para cargos executivos, a votação suplementar acontecerá em 25 de outubro, caso nenhum candidato atinja maioria absoluta.

FONTE/CRÉDITOS: Por Redação Paraná Urgente

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR