Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Cidades

#justicaporvitoria Sobe as hastag da menina Vitória de 11 anos, autista, vítima de bullying em colégio no rio de Janeiro

Caso ocorreu no Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende no Rio de Janeiro

Clécio Silva
Por Clécio Silva
#justicaporvitoria Sobe as hastag da menina Vitória de 11 anos, autista, vítima de bullying em colégio no rio de Janeiro
Reprodução
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A menina Vitória Fernandes dos Santos, de 11 anos, foi vítima de bullying dentro da própria escola onde estuda, o Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende, na cidade de Natividade (RJ).

A vítima é autista. O ato, que ocorreu na segunda-feira (27), foi gravado por uma das praticantes de bullying e repercutiu nas redes sociais. 

No vídeo, uma menina tenta puxar o cabelo de Vitória, enquanto é incentivada por colegas. Fernandes chega a chorar após ser atacada e ouvir das meninas "chora, neném".

Publicidade

Após o caso com vídeo viralizar na web, o pai de uma das meninas que ofendeu Vitória publicou um vídeo de desculpas nas redes sociais.

Vitória perdeu os pais e recebe tratamento em uma instituição de Natividade voltada para pessoas com transtorno do espectro autista. 

Uma manifestação contra o bullying foi realizada em frente ao colégio nesta sexta-feira (31).

AÇÕES PARA PREVENIR BULLYING 

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, apontou o fato como inaceitável e reforçou que realizará medidas para "identificar e prevenir a violência nas escolas". 

 

 
"Assim que tomei conhecimento do bullying contra uma aluna da educação especial em uma escola da nossa rede, em Natividade, determinei que a secretária de Educação acompanhe de perto o caso, dando total apoio à estudante e sua família, e tome as providências necessárias".
CLÁUDIO CASTRO
Governador do Rio de Janeiro

 

"O fato é inaceitável. Ontem anunciei uma série de medidas para identificar e prevenir a violência nas escolas. O ambiente escolar deve ser um lugar de paz e respeitar o próximo é um dever de todos nós!", concluiu.

 

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REPUDIA CASOS DE BULLYING

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro repudiou "de forma veemente" os casos de bullying.

"Por determinação da secretária Roberta Barreto, a subsecretária Myrian Medeiros está, neste momento, na unidade para tomar todas as providências e dar o devido acolhimento à aluna", detalhou, em nota. 

Além disso, detalhou que os envolvidos foram ouvidos pela direção da escola, com os pais. "O Conselho Tutelar também integra o grupo de apoio montado, e medidas protetivas já foram adotadas", disse. 

"Não vamos admitir que tais atos continuem! O respeito é fundamental dentro e fora das salas de aula. Vamos intensificar a cultura de paz em todo o estado", disse Roberta. 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Clécio Silva
Comentários:
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!