Portal de Notícias do Estado do Paraná

MENU
Logo
Quinta, 24 de junho de 2021
Publicidade
Publicidade

Ciência & Tecnologia

Mais de 8 bilhões de senhas são expostas no maior vazamento de dados da história

Responsável pelo vazamento de dados chamado de ‘RockYou2021’ divulga arquivo de texto que reúne 8,4 bilhões de senhas de internet.

130
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um vazamento de dados expôs mais de 8,4 bilhões de senhas de internet em um fórum de hackers. O arquivo de texto contém 100 GB de dados novos e antigos (de vazamentos anteriores) de senhas que posuem entre seis e 20 caracteres. Segundo especialistas de segurança cibernética, esse é o maior vazamento da história.

O evento foi chamado de ‘RockYou2021’ pelo site especializado em cibersegurança Cyber News. O nome faz referência ao vazamento ‘RockYou’ de 2009, quando 32 milhões de senhas foram divulgadas na internet por hackers.

Antes de liberar o arquivo, que de acordo com Cyber News não possui espaços em branco nem ASCII, o responsável disse estar em posse de 8,2 bilhões. Logo em seguida o número foi corrigido para 8,4 bilhões.

Até então, o Compilation of Many Breaches (COMB) ocorrido em fevereiro deste ano havia sido o mais vazamento de todos os tempos. Na ocasião, 3,2 bilhões de senhas foram expostas.

 

Recomendações

Considerando o grande número de informações disponíveis, a recomendação dos analistas é que todas as senhas sejam atualizadas. Para tornar o código secreto ainda mais eficiente, use pelo menos oito caracteres, com combinações entre números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais.

Outra dica é jamais utilizar datas de aniversário próprias ou parentes e conhecidos como senha em qualquer site. Também é importe ativar a verificação em duas etapas caso ela esteja disponível no site ou aplicativo.

Fonte/Créditos: Tribuna do Vale c/ informações de Edital Concursos Brasil

Créditos (Imagem de capa): Pixabay

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade