Portal de Notícias do Estado do Paraná

Terça, 26 de outubro de 2021
MENU

Economia

Maringá é a melhor cidade do Sul do País em redistribuição de tributos à população

O índice é composto por diversos indicadores de educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade.

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Apelidado de Retornômetro, um índice criado pela consultora Assertif apontou Maringá como a cidade que melhor investe seus tributos arrecadados de todo o Sul do País. A cidade figura ainda na 4ª colocação do ranking em nível nacional.
 
Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o retorno dos impostos pagos com bens e serviços à população, especialmente nas áreas da saúde e educação, reforçam o título de melhor cidade do País para se viver.
 
“O maringaense hoje vive isso nas ruas, nas áreas de convivência, mas principalmente na qualidade do ensino nas escolas municipais e nos serviços disponíveis em cada unidade de saúde”, diz o prefeito.
 
De acordo com a Assertif, o Retornômetro é uma iniciativa que nasceu para acompanhar as discrepâncias entre o que o brasileiro paga de impostos e o que retorna principalmente em saúde e educação, o que deve contribuir para a qualidade de vida de cada um dos brasileiros, avanço no IDH e melhorias na distribuição de renda.
 
O índice é composto por diversos indicadores de educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade. A Assertif considera esses dados e os divide pela proporção entre a receita tributária e o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos municipal, chegando ao valor de recursos efetivamente utilizados pelos municípios na prestação de serviços à população.
 
“Na prática, o IDH só pode melhorar no município. Nas cidades é que se encontram as escolas, os centros de saúde, os hospitais, a coleta de esgoto e a coleta de lixo, atividades todas essenciais para assegurar - ou não - a qualidade de vida, bem como uma melhor distribuição de renda. Foi essa a razão de se criar o Índice de Retorno do Tributo Municipal”, explicam os organizadores.

Fonte/Créditos: Prefeitura Municipal de Maringá

Créditos (Imagem de capa): Mileny Melo/PMM

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!