ICARAÍMA (PR) – Uma grande ofensiva contra o crime organizado na fronteira resultou em um prejuízo milionário ao tráfico de drogas nesta terça-feira, 09 de dezembro de 2025. Durante a Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, forças de segurança interceptaram um carregamento de mais de 3,5 toneladas de maconha e um arsenal de grosso calibre no município de Icaraíma, Noroeste do Paraná.
A ação foi resultado de um trabalho integrado de inteligência e força tática envolvendo o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPON) da Polícia Federal e a Polícia Militar.
Inteligência e Monitoramento
De acordo com as autoridades, a operação teve início após levantamentos realizados pelos agentes do NEPON. O serviço de inteligência identificou que uma grande carga de entorpecentes estava sendo transportada do Paraguai, via Rio Paraná, com destino ao município paranaense.
Com base nessas informações, as equipes montaram um cerco estratégico no local previsto para o desembarque. A diligência levou os policiais até um barracão, onde localizaram a droga armazenada.
Arsenal de Guerra e Prisões
Ao vistoriarem o imóvel, os agentes encontraram 3.526 kg de substância análoga à maconha. Ocultados junto à droga, estavam quatro fuzis AK calibre 7.62, desmontados, evidenciando o poder de fogo da organização criminosa.
Na residência adjacente ao barracão, um homem de 23 anos, responsável pelo imóvel, foi abordado e preso em flagrante. Com ele, a polícia localizou uma pistola Glock 9mm.
Crimes Ambientais
Além do tráfico de drogas e porte ilegal de armas de uso restrito, a operação flagrou crimes contra a fauna. No local, foram encontradas quatro aves silvestres mantidas em cativeiro sem a devida autorização ambiental:
-
Dois papagaios verdadeiros;
-
Duas maritacas.
Foi lavrado um auto de infração ambiental no valor de R$ 2.000,00. As aves foram resgatadas e encaminhadas ao Instituto Água e Terra (IAT) para avaliação veterinária e cuidados adequados.
Logística do Tráfico Apreendida
A operação também desfalcou a logística da quadrilha. Foram apreendidos três veículos utilizados no suporte ao crime (um Hyundai Tucson, um VW Gol e uma Fiat Strada), além de duas embarcações usadas na travessia ilegal pelo Rio Paraná.
Todo o material apreendido — drogas, armamento, veículos e barcos — foi encaminhado à sede do BPFron para pesagem e conferência oficial, sendo posteriormente levado à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra para os procedimentos de polícia judiciária.
Balanço da Operação (Resumo)
-
Detidos: 1 homem preso em flagrante (23 anos).
-
Drogas: 3.526 kg de maconha.
-
Armas: 4 Fuzis AK 7,62 e 1 Pistola Glock 9mm.
-
Veículos: 3 carros (Tucson, Gol, Strada) e 2 embarcações.
-
Meio Ambiente: 4 aves silvestres resgatadas e R$ 2.000,00 em multas.