Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Cidades

Nova lei fortalece a capacidade de resposta de Curitiba e RMC a desastres e situações de risco

Evento de assinatura da Lei de Criação do Conselho de Integração de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana com a presença do Prefeito em exercicio Eduardo Pimentel

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Nova lei fortalece a capacidade de resposta de Curitiba e RMC a desastres e situações de risco
Prefeitura de Curitiba
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com o propósito de fortalecer a capacidade de resposta e gestão de riscos dos municípios em situações de desastres, o prefeito em exercício Eduardo Pimentel sancionou, nesta quinta-feira (9/11), a lei municipal que estabelece o Conselho de Integração de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana de Curitiba (CPDCM). A cerimônia de assinatura ocorreu no Salão Brasil, na sede da Prefeitura de Curitiba, com a presença de autoridades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), vereadores de Curitiba, administradores regionais e representantes das Defesas Civis locais.

“É uma honra assinar a união das Defesas Civis da RMC. Curitiba é uma cidade metropolitana. Vamos juntos trabalhar e superar esses desafios, já que desastre natural não respeita limite municipal”, afirmou o prefeito em exercício.

Pimentel destacou ainda a resiliência da capital paranaense durante os temporais registrados em outubro, em que a cidade recebeu 575 mm de chuvas, o maior acumulado registrado neste mês em 26 anos. “Há sete anos Curitiba investe forte em macro e microdrenagem. Resistimos bem e estamos amparando outros municípios que precisam de ajuda neste momento”, destacou.

Publicidade

Maurício Rivabem, prefeito de Campo Largo e vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), lembrou da recente união dos municípios durante a pandemia. “A união faz a força, tenho certeza de que mais uma vez, com essa união, vamos melhorar o atendimento da população e salvar vidas”, disse.

O vice-líder do governo na Câmara, vereador Bruno Pessuti, destacou a agilidade com que a casa de lei aprovou o projeto. “Votamos esse projeto por unanimidade. O que pudermos fazer para melhorar o atendimento da população e mitigar os reflexos das mudanças climáticas, nós faremos”.

Já o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, destacou os investimentos da cidade em tecnologia, atuando na prevenção, com o monitoramento das ações climáticas.

O secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Leverci Silveira Filho, lembrou da Campanha Solidária Enchentes 2023 lançada por Eduardo Pimentel em Curitiba para enviar donativos para as cidades da RMC e do Paraná mais afetadas pelas chuvas.

Conselho de Proteção e Defesa Civil

O conselho é um órgão colegiado de natureza consultiva, composto pelos municípios que integram a RMC, os quais precisam manifestar interesse em participar por meio de uma Carta de Adesão assinada pelos respectivos prefeitos. Seu objetivo é assessorar, estudar, propor e integrar ações, compartilhar informações e conhecimentos, além de contribuir na articulação, planejamento e implantação de ações integradas de Defesa Civil entre os municípios participantes.

Dentre as competências do CPDCM, destaca-se a capacidade de propor convênios, contratos e acordos com entidades públicas e privadas ligadas à área, fortalecendo a prevenção, governança e capacidade técnica de resposta das Defesas Civis da RMC.

O evento contou também com a presença do coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro; representando a Defesa Civil do Paraná, o major Daniel Lorenzetto; representando o Corpo de Bombeiros do Paraná, o major Anderson Anderle; dos vereadores Rodrigo Reis e Oscalino do Povo; administradores regionais e representantes dos municípios de Campo Magro, Colombo, Almirante Tamandaré, Araucária e Contenda.

FONTE/CRÉDITOS: Redação - Prefeitura de Curitiba
Comentários:
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!