Portal de Notícias do Estado do Paraná

MENU
Logo
Domingo, 16 de maio de 2021
Publicidade
Publicidade

Política

Novas regras de trânsito permitem até 40 pontos na CNH

Regras entrarão em vigor na segunda-feira dia 12 de abril.

275
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Entram em vigor na próxima segunda-feira (12) as alterações promovidas no Código Brasileiro de Trânsito. As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado.

A partir de agora, os motoristas devem ficar atentos aos novos prazos de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ao número de pontos que podem gerar a suspensão do direito de dirigir e à punição para quem causar uma morte ao conduzir o veículo após ter ingerido bebida alcoólica ou ter usado drogas.

O gerente de fiscalização de trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) de Londrina, Jonas Rico, explicou que agora a suspensão da CNH vai levar em conta também o tipo de infrações cometidas, além da pontuação.

Atualmente, quando atinge 20 pontos, o motorista tem a carteira suspensa, para fazer a reciclagem. Com as novas regras, desde que não tenha cometido infrações gravíssimas, o motorista pode chegar até a 40 pontos.

Jonas Rico explicou que as crianças menores de dez anos não podem ser transportadas em motocicletas, sendo que os agentes podem avaliar a condição de segurança na fiscalização.

“Com relação ao transporte de crianças em motocicletas, antigamente eram maiores de sete anos e agora passa a ser maiores de dez anos desde que ela tenha condição de cuidar da própria segurança”

A partir de agora, a validade do exame para renovação da CNH será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; de cinco anos para motoristas com mais de 50 anos e menos de 70; e de três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

As novas regras obrigam a circulação com faróis acesos mesmo durante o dia, em rodovias com pistas simples fora da área urbana.

Fonte/Créditos: Paiquerê

Créditos (Imagem de capa): Divulgação

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade