Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
Parana
Parana

Entretenimento

Novidades gastronômicas do Park Shopping Barigui, em Curitiba, contam com tecnologia voltada ao setor food

No novo espaço estão atrações como Jun Sakamoto, Ninetto Trattoria, Roister e Frutaria São Paulo, que se diferenciam entre si pelas opções de menu

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Novidades gastronômicas do Park Shopping Barigui, em Curitiba, contam com tecnologia voltada ao setor food
Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um dos atrativos da recém-inaugurada expansão do Park Shopping Barigui, em Curitiba, está no novo espaço gastronômico, com 13 restaurantes. Além da excelência em seus produtos e serviços, alguns dos estabelecimentos se destacam também pela inovação tecnológica que utilizam em seu backoffice.

Park Shopping Barigui

Leia Também:

Quatro deles — Jun Sakamoto, Nineto, Roister e Frutaria São Paulo — apostam no software de gestão ERP EVEREST 3.0, desenvolvido pela empresa curitibana de tecnologia ACOM Sistemas. A solução se caracteriza por ter funcionalidades específicas para atender negócios no setor de food service.

Das vendas (pedidos e controle de movimentações), passando por supply (otimização de compras e gestão de estoque), chegando ao financeiro (com conciliações automáticas e integração de dados) e à contabilidade, toda a gestão conta com processos automatizados em etapas estratégicas. 

Dessa forma, o gestor do restaurante consegue operacionalizar o seu dia a dia com precisão nas informações e garantia de que, o que é visto no sistema seja um reflexo do que acontece na cozinha e no atendimento — reduzindo os riscos para o negócio.

O Jun Sakamoto, inaugurado no Park Shopping Barigui, é uma versão ‘casual’ do renomado restaurante paulista — detentor de estrela Michelin, distinção concedida a restaurantes de alta qualidade. A unidade curitibana tem capacidade para 88 pessoas e menu com ticket médio de R$ 150. Será a quarta loja da marca - as outras três estão na cidade de São Paulo.

“Para ter essa quantidade de lojas, se não tiver o apoio de um software como o ERP EVEREST, o risco de ter um alto custo das operações é grande. O sistema cria processos de trabalho, oferece vários indicadores que ajudam a corrigir cada detalhe, como, por exemplo, diminuir o seu CMV. É importante desenhar uma engenharia de produção que entregue qualidade, numa boa velocidade, com bom custo-benefício, sem desperdício de produtos e com baixos custos operacionais. O EVEREST vem contribuindo muito para garantirmos esses objetivos", argumenta o fundador da rede, Jun Sakamoto, que justifica sua escolha por Curitiba, pois acredita que é um público que se assemelha àquele que conhece e gosta do seu produto.

O Ninetto Trattoria, especializado em gastronomia italiana, integra um grupo que, além do novo restaurante em Curitiba, conta com unidades em São Paulo, Campinas, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Uberlândia. Um dos diferenciais do grupo é sempre trabalhar com massas frescas, produzidas na própria casa.

Por sua vez, o Roister se define como food and beer culture. A empresa, que tem origem em Porto Alegre, chega a Curitiba com opções para o almoço, jantar e happy hour. A sofisticação e o conforto do ambiente estão entre as marcas do restaurante — sem falar, claro, nos burgers, sanduíches e suas torneiras de cerveja de estilos diversos.

A Frutaria São Paulo, com oito unidades na capital paulista, instala-se no Park Shopping Barigui oferecendo açaí, saladas, burgers, sanduíches, sucos, vitaminas, tendo frutas orgânicas utilizadas no cardápio como um de seus diferenciais.

Já a ACOM Sistemas, fornecedora do ERP EVEREST 3.0, é uma empresa de tecnologia fundada em 2003 na capital do Paraná. Atualmente, atende restaurantes, bares e similares nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, e iniciou um plano de expansão para o Norte e Nordeste.

Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas, fala sobre esse momento: “Para nós, é uma satisfação acompanhar o crescimento dos nossos clientes, sabendo que fazemos parte de suas trajetórias. Aprendemos muito com cada um deles, e esse conhecimento permite que aprimoremos nossas soluções, para suprir as mais diversas necessidades do mercado.” 

Mais de 300 grupos utilizam a solução da ACOM, totalizando cerca de 2 mil CNPJs e milhares de usuários. A foodtech já investiu mais de R$ 20 milhões no desenvolvimento, aperfeiçoamento e atualização da sua tecnologia. Neste final de 2024, a empresa anunciou novas funcionalidades para o EVEREST 3.0, como a automatização do processo de cotação (EverCota), a criação de uma nova plataforma de Business Intelligence (Ever.BI) e também, a integração do ERP com a Inteligência Artificial, disponibilizando aos clientes, um assistente virtual (EverBot) para apoiá-los no uso diário da plataforma.

COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA

O ERP EVEREST 3.0 é um sistema de gestão baseado em Machine Learning (aprendizado de máquina) e Inteligência Artificial. O sistema cuida da gestão do restaurante de ponta a ponta, transformando o backoffice em um verdadeiro ecossistema, com integrações que potencializam a entrega de informações e controle para o gestor. 

Carlos Drechmer, CEO da ACOM Sistemas

“Os negócios do food service, possuem processos complexos e minuciosos que exigem um alto nível de assertividade. Um software de gestão generalista não possui esse olhar e tem dificuldade em alcançar os resultados esperados. Diferente de um ERP que foi pensado e desenvolvido para atender aos processos do food e desafios que só um gestor de restaurante encontra no seu dia a dia”, sublinha o CCO da ACOM Sistemas.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre a ACOM Sistemas: https://acomsistemas.com.br/

FONTE/CRÉDITOS: Redação - Engenharia da Comunicação
Comentários:
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 31 anos, também reside na cidade Marialva Pr., onde é proprietário do JORNAL DE MARIALVA, está na área de comunicação há 28 anos.

Saiba Mais