Portal de Notícias do Estado do Paraná

Sábado, 25 de junho de 2022
MENU

Saúde

Número de casos novos de Covid-19 em Curitiba atinge menor nível desde outubro

Trata-se, ainda, do menor número de novos casos da doença desde a semana de número 33, entre os dias 25 e 31 de outubro.

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Curitiba registrou na última semana uma importante queda no número de casos novos de Covid-19, atingindo o menor nível de diagnósticos diários para a doença desde o começo de novembro, quando a cidade ainda estava por entrar na segunda onda da doença. Até o último sábado (13 de fevereiro) o novo coronavírus já havia contaminado 133.317 moradores da cidade, levando 2.744 a óbito.


Os dados da média móvel, levantados pelo Bem Paraná com base nos boletins divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mostram que na semana epidemiológica de número 48 (entre os dias 7 e 13 de fevereiro) a capital paranaense registrou 344 novos casos de Covid por dia, em média.


Na comparação com a semana anterior, quando foram registrados 429 novos casos da doença por dia, a média de diagnósticos é quase um quinto menor (redução de 19,85%, mais precisamente). Trata-se, ainda, do menor número de novos casos da doença desde a semana de número 33, entre os dias 25 e 31 de outubro, quando foram confirmadas 306 novas infecções na cidade diariamente.


Com relação ao número de óbitos, por outro lado, a semana 48 terminou com uma elevação no índice. Entre os dias 7 e 13 de fevereiro foram divulgados quase 10 óbitos diariamente (média de 9,71), com alta de 4,62% na comparação com a semana anterior (quando o município confirmou 9,29 mortes em decorrência do novo coronavírus por dia).

 

Casos ativos também caem

 

Com relação ao número de casos ativos da doença, que diz respeito à fração de pessoas atualmente infectadas pelo novo coronavírus - e que, portanto, ainda tem potencial de infectar outros indivíduos e chance de ter desfecho negativo -, a capital paranaense também fechou a última semana com dados animadores. No sábado (13) eram 4.911 pessoas infectadas, após quatro dias consecutivos com o número caindo. A última vez em que Curitiba registrou um índice tão baixo de casos ativos havia sido em 11 de novembro, com 4.763.


Prefeitura vacina idosos de 85 a 89 anos a partir desta segunda


A partir de hoje, Curitiba inicia a imunização contra covid-19 para idosos acima de 85 anos, a imunização acontecerá com escalonamento de idade. A Secretaria Municipal da Saúde informa que para esse grupo não haverá agendamento do aplicativo Saúde Já.


Para evitar aglomerações, a SMS solicita, portanto, que o escalonamento seja respeitado pela população: na segunda-feira (15/2) serão vacinadas pessoas com 89 anos ou mais;na terça-feira (16/2), as de 88 anos ou mais;na quarta-feira (17/2) pessoas de 87 anos ou mais;na quinta-feira (18/2) a vacinação será para 86 anos ou mais; sexta-feira (19/2), os idosos de 85 anos ou mais.


A ampliação para outras faixas etárias, do grupo de idosos depende do repasse de novas doses do imunizante por parte do Ministério da Saúde.

 


Como vai funcionar


A procura pela vacina deve ser feita de forma espontânea em um dos 14 pontos de atendimento da cidade, 11 deles são pontos fixos e três no sistema drive-thru (lista abaixo).
Nos três drive-thrus o horário é das 9h às 16h; nos demais pontos, das 8h às 17h.


Para receber a vacina, o idoso deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência com endereço de Curitiba para quem não tiver o cadastro na plataforma Saúde Já.


Outra recomendação é para que o idoso esteja com um acompanhante. Além disso, para facilitar a aplicação da vacina, os idosos que optarem pelo drive-thru devem estar posicionados de forma a deixar o braço direito na janela – ou seja, no banco de passageiro ou no lado direito do carro.

Fonte/Créditos: Rodolfo Luis Kowalski-Bem Paraná

Créditos (Imagem de capa): Reprodução

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!