Portal de Notícias do Estado do Paraná

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 20 de Abril 2026

Cidades

Obras avançam e Centro de Eventos Oscar Niemeyer em Maringá começa a ganhar forma

Com mais de 30% da obra executada, o monumento reforça o legado cultural da Cidade Canção

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Obras avançam e Centro de Eventos Oscar Niemeyer em Maringá começa a ganhar forma
Reprodução Rafael Macri / PMM
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Quem passa pelo cruzamento das avenidas Herval com João Paulino Vieira Filho contempla o surgimento de um ícone arquitetônico, que marcará a história e a cultura de Maringá. As obras do Centro de Eventos Oscar Niemeyer ultrapassaram 30% de execução, marcando a etapa de construção acima do solo. O monumento assume o protagonismo, com a fachada em concreto armado exibindo as curvas da superestrutura e que são marcas de assinatura de Oscar Niemeyer, arquiteto responsável pelo projeto do Centro de Eventos.

O progresso físico da construção chama atenção das pessoas que passam pela região Central. A obra já utilizou mais de 420 quilos de aço e 6.195 metros cúbicos de concreto. A arquitetura do Centro de Eventos remete a um livro aberto, convidando à reflexão, conhecimento e à convivência, além de ser a segunda obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer em solo paranaense.

O prefeito Silvio Barros destaca que o “centro de eventos é um projeto grandioso, com imenso valor simbólico e um marco arquitetônico para a cidade”. Ele ressalta a vocação do monumento como um espaço para encontro, arte e formação para futuras gerações.

Leia Também:

A empresa responsável pela obra finaliza a concretagem da laje de plateia superior e iniciará a concretagem da laje da sala de Controle. Já visível para quem passa pela região, as estruturas da fachada ganham forma e se destacam em meio aos tapumes. O complexo cultural terá área total de 11 mil metros quadrados e altura de 25 metros, o equivalente a um prédio de oito andares.

O espaço reunirá uma biblioteca municipal, pátio de estudos, salas multiuso, setor administrativo, área expositiva de artes visuais e pátio para exposição de esculturas ao ar livre. No térreo, fase atual de construção, haverá sala de apresentações com capacidade máxima de 630 pessoas e palco reversível, permitindo a realização de eventos na área externa.

“A transição do subsolo para superestrutura é um marco técnico muito importante, pois agora a obra ganha forma ao se materializar aos olhos da população. Seguimos com o cronograma de obra em dia”, afirmou o secretário o de Obras Públicas, Artur Tunes.

FONTE/CRÉDITOS: SECOM - Prefeitura de Maringá
Portal Paraná Urgente

Publicado por:

Portal Paraná Urgente

Paraná Urgente é um portal de notícias e informações do estado do Paraná, do Brasil e do Mundo. O site informa sobre as principais e últimas notícias e sobre o estado. O site oferece as últimas notícias e informações sobre o estado, incluindo...

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Paraná Urgente no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR