Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025

Política

Oposição derrota indicados de Alcolumbre e Hugo para comandar CPMI do INSS

Nas redes sociais, Ayres disse que "com a eleição de um novo presidente, houve a designação de outro relator para o processo"

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Oposição derrota indicados de Alcolumbre e Hugo para comandar CPMI do INSS
Senado Federal
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A oposição no Congresso Nacional conseguiu derrotar as indicações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para o comando da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que apura desvios no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Apesar de haver acordo político para a indicação de Omar Aziz (PSD-AM) para a presidência, dois senadores anunciaram candidaturas próprias.

Foi o caso de Carlos Viana (MG), líder do Podemos no Senado. Eduardo Girão (Novo-CE) também colocou seu nome na disputa, mas desistiu e declarou apoio a Viana.

Leia Também:

Além disso, também havia acordo para que o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) assumisse a relatoria do colegiado. Até a última atualização desta reportagem, um nome para o posto não havia sido escolhido.

Nas redes sociais, Ayres disse que "com a eleição de um novo presidente, houve a designação de outro relator para o processo".

Eleição para a presidência da CPMI

A reunião começou com a presidência da senadora Tereza Cristina (PP-MS), que conduziu o processo de eleição. Após o resultado, Omar Aziz afirmou que a votação foi encerrada antes que todos pudessem votar.

"É uma disputa, uma disputa democrática, quem ganha é quem tem mais voto. Assim como Lula ganhou do Bolsonaro porque teve mais voto. Aqui também a senhora encerrou a votação antes de completar o número, mas isso é uma outra questão. Isso não vou estar discutindo aqui nem com a senhora, nem com ninguém", disse.

Aziz também desejou "boa sorte" para Viana e desejou que o senador conduza os trabalhos com isenção.

FONTE/CRÉDITOS: Redação - CNN Brasil
Comentários:
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 34 anos. Apresentador, comunicador, empresário e jornalista com registro profissional nº 0011449/PR. Está na área de comunicação há 36 anos, sendo 29 como profissional.

Saiba Mais