Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Cidades

PREFEITO WALTER VOLPATO "Deus me proporcionou tudo que precisava. Sou homem feliz, mas quero fazer mais e melhor por Sarandi”

Na verdade, sua relação com a cidade é bem anterior à criação do município, em 1981

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
PREFEITO WALTER VOLPATO
Reprodução / ASCOM Sarandi
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Walter Volpato é sarandiense de raiz. Na verdade, sua relação com a cidade é bem anterior à criação do município, em 1981, e remonta ao início da década 1940, quando seus pais deixaram a pequena cidade de Balbino, interior de São Paulo, atraídos pelas promessas da terra roxa do Norte do Paraná. Antonio e Tereza se estabeleceram num sítio na Estrada Aquidaban e, apesar de casados, não tinha filho. Mas o casal deu início ao crescimento da família com Cida, Moacir, Olga, Osvaldo e Inês.

Os anos de 1940 seguiam e com ele muitas dificuldades, agravadas por doença que tirou Antonio da lida e causou preocupação. A decisão de retornar à origens foi tomada no calor de algum desespero diante de tantos obstáculos. Foi e de volta à cidade natal não encontrou tanto alento como imaginava. Alguns anos depois retornou às franjas da futura Sarandi e uma nova década começava. Em 1953 Walter Volpato nascia e as dificuldades eram muitas. O pai abriu bar na cidade em 1963.

A abertura do estabelecimento se justificava: Antonio via na cidade a oportunidade de estudar os filhos. Apostava que conhecimento era a chave para se posicionar melhor na vida. Walter estudou no então Grupo Escolar Olavo Bilac, trabalhou numa malharia e até tentou um vaga de policial militar, mas não obteve êxito no concurso. Em 1974 abriu depósito que leva nome da família em sociedade com dois irmãos e seguiu com o acordo por uma década. Em 1984 passou a tocar o negócio sozinho.

Publicidade

Nessa jornada casou-se com Lúcia e teve três filhos que lhe deram quatro netos, atento às transformações que a cidade passava. Participou das mobilizações pró-emancipação do município, que deixou de ser distrito de Marialva em 1981 e seguiu ativo nas ações comunitárias e esportivas, atuando em causas sociais e esportivas, sem perder a política de vista. Foi candidato a vereador, duas vezes a vice-prefeito e três vezes a prefeito. Enfim, obteve êxito e segue no segundo mandato.

O desejo de ser prefeito nasceu na adolescência, ao ouvir o então prefeito de Marialva, Braz Clementino de Mendonça (1965- 1969), dizer ‘não desista de seus sonhos’. “A vida já me deu tudo o que eu queria ou precisava para ser feliz, e agradeço imensamente a Deus por isso. Tenho uma bela família e a oportunidade de trabalhar pela cidade onde nasci e construí tudo que tenho. Sou um homem feliz e realizado, mas quero continuar a fazer sempre mais e melhor por Sarandi”, afirma Walter Volpato.

FONTE/CRÉDITOS: Redação - ASCOM Sarandi
Comentários:
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!