Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quinta-feira, 30 de Maio de 2024
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Utilidade Pública

Prefeitura de Maringá adere ao ′Dia D Nacional de Combate à Dengue′

Neste sábado, 2, município reforçará as iniciativas de prevenção e eliminação de focos

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Prefeitura de Maringá adere ao ′Dia D Nacional de Combate à Dengue′
Rafael Macri / PMM
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Com ações constantes para combate do mosquito da dengue, a Prefeitura de Maringá adere ao ′Dia Nacional de Combate à Dengue′ neste sábado, 2, e reforçará as iniciativas de prevenção e eliminação de focos. Durante o dia, das 8h às 12h, os agentes de combate às endemias vão realizar vistorias em residências de todos os bairros das áreas de abrangência das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que estarão abertas para atualização cadastral de pacientes. O município também programou outro super mutirão para 16 de março.  
 
O Dia D faz parte da mobilização nacional anunciada pelo Ministério da Saúde. Em Maringá, desde agosto do ano passado, após os primeiros alertas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para o aumento de casos de dengue em vários países, o município adotou plano de contingência para combate da doença. Além de mutirões aos sábados, a Secretaria de Saúde intensificou as capacitações para profissionais sobre atendimento de casos de dengue e iniciou a aplicação do fumacê em áreas com maior incidência da doença. 

Leia Também:

 
O super mutirão deste sábado, 2, com atuação em todas as áreas de abrangência das UBSs, será o segundo do ano. Em fevereiro, o município realizou uma grande ação em todos os bairros, para vistoria de residências e eliminação de criadouros do mosquito. “Intensificamos todas as nossas ações, com um trabalho diário de conscientização das pessoas e também notificações de imóveis e piscinas em má conservação. Neste sábado, vamos convocar toda a população a tirar 10 minutos para olhar os quintais, eliminar água parada e agir para proteção das nossas famílias contra a dengue”, destacou o secretário de Saúde, Clóvis Melo. 
 
A melhor forma para prevenção da dengue é que a comunidade mantenha os quintais limpos, com a retirada de materiais que possam ser propícios para proliferação do mosquito da dengue. Outras medidas fundamentais também devem ser adotadas, como destinação correta dos materiais descartados, fechamento completo do saco plástico de lixo, cuidado com a vasilha de água de animais domésticos, retirada de água acumulada de plantas, manutenção da água de piscinas em condições de uso, entre outras.
 
Fique atento! Em caso de febre e mais dois sintomas da doença, como dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, é necessário procurar imediatamente a UBS mais próxima. Se tiver qualquer um dos sinais de alarme, ou seja, aqueles sinais de que a dengue pode ser grave, deve procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Clique aqui e confira quais são os sintomas, sinais de alarme e quando procurar atendimento médico.
FONTE/CRÉDITOS: Murillo Saldanha / PMM
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!