Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Governo Federal
Governo Federal

Cidades

Prefeitura de Maringá orienta comunidade a realizar vistoria semanal nos quintais

O cuidado principal é para eliminar focos do mosquito da dengue

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Prefeitura de Maringá orienta comunidade a realizar vistoria semanal nos quintais
Rafael Macri/PMM
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Maioria dos criadouros do mosquito Aedes aegypti é encontrada em vasos, potes de água para pet, bandejas de degelo de geladeira e outros pequenos depósitos dentro dos imóveis.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da comunidade redobrar as medidas de prevenção contra a dengue. De acordo com o último boletim epidemiológico, o município já registrou 452 casos da doença desde o início do ano. A Secretaria de Saúde intensificou as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, mas reforça que a colaboração dos moradores é essencial para evitar novos casos da doença.

“Infelizmente, tivemos a confirmação do primeiro óbito por dengue em Maringá neste ano. A vítima é uma mulher de 40 anos, que faleceu no dia 3 de março. Esse caso acende um alerta ainda maior para a importância das medidas de prevenção. Para esse combate da dengue, precisamos do apoio da população”, afirma o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Leia Também:

O 1º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira) de 2025 apontou que 40% dos focos do mosquito foram encontrados por agentes de combate às endemias dentro das residências em pequenos recipientes, como vasos e pratos para plantas, vasilhas de água para animais domésticos, bandejas de degelo de geladeiras, calhas, pequenas fontes ornamentais e materiais de construção.

“Desde o início do ano, mais de 77 mil imóveis foram inspecionados pelos nossos agentes. Muitos imóveis estão abandonados, fechados para locação ou a venda ou sem a presença de moradores. Por isso, pedimos a colaboração dos proprietários desses locais para que eliminem possíveis criadouros do mosquito”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde, Luciano Amadei.

A principal orientação é que a população faça vistorias em casa pelo menos uma vez por semana. A mobilização é para que cada pessoa separe 10 minutos do dia e realize uma vistoria em casa e nos quintais, com atitudes simples que podem eliminar focos do mosquito da dengue: Tampar caixas d’água, ralos e pias; colocar areia nos vasos de plantas; retirar a água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros e lavar com água e sabão; entre outras ações.

As denúncias de locais com potenciais focos da dengue podem ser feitas na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou no site da Prefeitura. Em caso de sintomas como febre alta, dor no corpo e manchas vermelhas na pele, a recomendação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde. “O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico são fundamentais para evitar complicações”, reforça o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

FONTE/CRÉDITOS: Portal Paraná Urgente / Secretaria de Saúde - SECOM Prefeitura de Maringá
Comentários:
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 34 anos. Apresentador, comunicador, empresário e jornalista com registro profissional nº 0011449/PR. Está na área de comunicação há 29 anos.

Saiba Mais
parana
parana