Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Cidades

Procon participa do projeto Aluno Amigo dos Animais

O objetivo é que os alunos sejam multiplicadores de boas condutas com os animais no meio onde vivem

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Procon participa do projeto Aluno Amigo dos Animais
Andye Iore / Procon
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens
Começará na próxima sexta-feira (28) a temporada 2023 do projeto Aluno Amigo dos Animais, que é realizado em parceria entre as secretarias de Educação (Seduc), a de Proteção e Bem-Estar Animal e o Procon
 
Estão previstas aulas e atividades no CMEI Maria Tereza, na rua Pioneiro Hélio dos Reis Figueiredo, 542, no Conjunto Ebenezer, e no CMEI Pinga Fogo, na rua Pioneiro Nilson Rossi, 618, no Moradias Atenas. As aulas vão até a metade de junho e são para crianças com idade média de 5 anos.
Publicidade
 
O objetivo é que os alunos sejam multiplicadores de boas condutas com os animais no meio onde vivem. Já foram 7.148 alunos formados no projeto na gestão Ulisses Maia. “Esse é um projeto que dá muito resultado prático. Os alunos aprendem na escola e levam as boas condutas para casa, passam para familiares e amigos”, explica o coordenador do Procon e criador do projeto, Flávio Mantovani
 
Entre os temas abordados nas aulas estão castração de animais, cuidados, doenças comuns em pets, guarda responsável, entre outros aspectos que ajudam a criança a conhecer e entender como é o bem-estar animal. Haverá aulas, atividades práticas e lúdicas, incluindo a participação de mascotes, como a famosa Saop, e de pets que foram resgatados pela Prefeitura. 
 
O projeto de lei nº 10.519/2017 foi criado pelo então vereador Flávio Mantovani e sancionado pelo prefeito Ulisses Maia em dezembro de 2017. A lei indica a inclusão de conteúdos no currículo do ensino fundamental das escolas da rede pública municipal sobre o bem-estar animal e consciência ambiental nos alunos. 
 
A lei diz “…educação para a proteção e bem-estar dos animais domésticos, coibindo os maus-tratos aos animais por meio da responsabilização dos responsáveis e estimulando a posse responsável; educação para promover a conscientização dos alunos sobre a importância da separação e reciclagem seletiva do lixo; … a transmissão de conhecimentos e a formação de uma consciência que contribua para a proteção efetiva do bem-estar animal e da conscientização dos alunos para a separação e reciclagem seletiva do lixo”.
 
DADOS - A Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal foi criada em maio do ano passado. Mas desde o começo da gestão Ulisses Maia, em 2017, há diversas ações em parceria com Flávio Mantovani, quando vereador no Legislativo maringaense e depois que ele assumiu a coordenação do Procon no final do ano passado. O que colabora para que Maringá seja referência nacional no bem-estar animal. 
 
Desde 2017 já foram feitos pela Prefeitura:
• 36,1 mil castrações
• 2.401 atendimentos veterinários
• 168 feiras de adoção
• 1.522 adoções de pets
• 7.148 formandos no Aluno Amigo dos Animais
• 25,5 mil fiscalizações
• 310 autuações
 
• CANAIS DO PROCON:
• Denúncia: (44) 98402-0433 ou 98402-0278
• Atendimento: 151
• E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
• Instagram: @proconmaringa

FONTE/CRÉDITOS: Andye Iore / Procon
Comentários:
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!