Portal de Notícias do Estado do Paraná

Sabado, 20 de Julho de 2024

Educação

Segundo os dados do IBGE, 34% dos nordestinos não tem acesso a educação

Segundo o Pisa, no Brasil menos de metade dos estudantes de 15 anos de idade conseguiu atingir um nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Segundo os dados do IBGE, 34% dos nordestinos não tem acesso a educação
Arte: Paraná Urgente
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Segundo os dados do IBGE, a Região Nordeste é onde o acesso à educação é o mais restrito, com 34,7% da população excluídos deste direito, seguida das regiões Sul, Norte, Centro-Oeste e Sudeste (24,1%). Ainda, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), no Brasil menos de metade dos estudantes de 15 anos de idade conseguiu atingir um nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências.

Essa é uma realidade de muitos anos, onde políticas públicas, instituições e organizações privadas precisam se unir para mudar esse cénario. Essa é a proposta da Associação Cactus, organização da sociedade civil que nasceu no Ceará e já impactou mais de um milhão de estudantes em 2023. As ações da Cactus atendem a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): educação de qualidade, redução das desigualdades, trabalho decente e crescimento econômico.

A Associação Cactus desenvolve uma série de projetos pedagógicos, especialmente voltados para o aprendizado da matemática e o estímulo ao interesse pela tecnologia. Entre eles está a Olimpíada Cactus, realizada em 478 escolas de 58 municípios em 2023. A competição visa testar o conhecimento matemático dos estudantes e prepará-los para desafios futuros em nível nacional, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além disso, a entidade promove as Turmas Olímpicas, aplicando conteúdos de matemática aplicada e colaborando desde a recomposição de aprendizagens essenciais até o treinamento para estudantes de alto desempenho.

Leia Também:

Para pauta podemos abordar sobre a falta de educação, principalmente nas regiões Nordeste - visto que é o foco da Associação, além de explorar mudanças significativas para melhorar o Brasil.

FONTE/CRÉDITOS: Clécio Silva com informações da Associação Cactus
Comentários:
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão, nascido no dia 8 de setembro de 1974 natural de São Pedro do Ivaí - Paraná. Residente em Maringá há 30 anos, hoje também reside na cidade Marialva, onde é proprietário do JORNAL DE MARIALVA,...

Saiba Mais
Paraná

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Paraná Urgente no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Paraná

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!