Portal de Notícias do Estado do Paraná

Aguarde, carregando...

Sábado, 18 de Abril 2026

Justiça

STF vira alvo fácil em campanha internacional

Isso inclui, sim, censura ao que foi considerado incitação, em redes sociais, a práticas antirrepublicanas.

Clécio Silva
Por Clécio Silva
STF vira alvo fácil em campanha internacional
Reprodução STF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O STF foi envolvido no turbilhão eleitoral americano, e foi exatamente essa a saída encontrada pelo presidente da corte para comentar o caso, dizendo que a divulgação do relatório é um problema interno político de lá.

O Supremo Tribunal Federal se tornou o centro de um espetáculo político coordenado a partir do Congresso Americano, mais especificamente por uma comissão que pode ser comparada à poderosa CCJ aqui da Câmara dos Deputados no Brasil.

Essa comissão divulgou em Washington um relatório com decisões sigilosas do STF de suspensão ou remoção de perfis em redes sociais, todas do ministro Alexandre de Moraes, que há cinco anos preside um inquérito sobre milícias digitais.

Leia Também:

O alvo desse relatório, na verdade, é o presidente americano Joe Biden, acusado por deputados trumpistas de lá de não se importar com a censura, no caso, no Brasil.

Nesse sentido, o STF foi envolvido no turbilhão eleitoral americano, e foi exatamente essa a saída encontrada pelo presidente do STF para comentar o caso, dizendo que a divulgação do relatório é um problema interno político de lá.

O problema para o STF, porém, é a questão política doméstica, aqui do Brasil, onde a Suprema Corte está no centro de um debate sobre medidas excepcionais que vem adotando para enfrentar ataques à instituição e à democracia.

Isso inclui, sim, censura ao que foi considerado incitação, em redes sociais, a práticas antirrepublicanas.

O Supremo está na linha de frente desse choque, e seu protagonismo é o ponto principal pelo qual é atacado pelo Legislativo na luta entre os poderes.

São os ataques que vêm de fora contra o STF parte de uma coordenada ação política de grupos e correntes de direita em vários países? Claro que são.

Mas o problema não é esse. É o STF ser um alvo tão fácil.

 
FONTE/CRÉDITOS: William Waackda - CNN
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 34 anos. Apresentador, comunicador, empresário e jornalista com registro profissional nº 0011449/PR. Está na área de comunicação há 36 anos, sendo 29 como profissional.

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Paraná Urgente no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR