Nos últimos anos, a telemedicina tem se consolidado como uma ferramenta importante na prevenção do câncer de mama, ampliando as opções de cuidado com a saúde das mulheres. Por meio de consultas online, é possível facilitar e agilizar a prevenção. Através das plataformas de telemedicina, médicos estão habilitados a solicitar exames preventivos, como mamografias e ultrassonografias mamárias, e a partir dos resultados, podem acelerar tanto o diagnóstico quanto o encaminhamento para tratamentos precoces, fundamentais nesses casos.
De acordo com o médico-gestor do aplicativo Olá Doutor, Rafael Machado, a realização periódica desses exames é fundamental para identificar precocemente alterações nas mamas, aumentando as chances de sucesso no tratamento. “A telemedicina permite que as mulheres agendem consultas com ginecologistas, recebam orientações, solicitem exames preventivos, tratem doenças já existentes e tirem suas dúvidas, tudo isso de forma remota, seja do trabalho, de casa ou de qualquer outro lugar, facilitando a rotina”, destacou.
Dados do aplicativo Olá Doutor revelam que 62,4% das consultas são realizadas por mulheres, enquanto os homens correspondem a 37,6% dos atendimentos. Esses números reforçam a maior preocupação do público feminino com a prevenção e o acompanhamento médico regular, essencial para manter o bem-estar e detectar possíveis problemas de forma precoce.
“É fundamental que as mulheres aproveitem os benefícios da telemedicina para realizar suas consultas e exames preventivos, contribuindo para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama”, enfatizou Rafael. A telemedicina oferece acesso facilitado à saúde, independentemente da localização geográfica da paciente. Com apenas alguns cliques, é possível agendar consultas e obter suporte médico especializado, muitas vezes sem a necessidade de videoconferência.
SOBRE O OLÁ DOUTOR
Diferente de outras soluções baseadas em Inteligência Artificial, o Olá Doutor é um aplicativo que garante que todos os atendimentos sejam realizados por médicos, desde o primeiro contato de acesso. O aplicativo de telemedicina assíncrona - com atendimentos por chat, garante a privacidade do paciente e a sua disponibilidade de tempo e já conta com mais de 202 mil downloads, mais de 100 mil pacientes cadastrados e a realização de mais de 4.500 mil consultas ao mês. Seguindo um crescimento de 20% ao mês.
O Olá Doutor permite às pessoas acessarem um médico em minutos, de qualquer lugar, sem precisar ligar a câmera, agendar consulta e enfrentar filas. O atendimento é realizado por médicos cadastrados no Conselho Federal de Medicina e é possível obter orientações, solicitações de exames, prescrição de medicamentos, receitas de remédios e atestados, quando o profissional da saúde achar necessário, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Comentários: