Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Saúde

Todos os bairros de Maringá e distritos recebem mutirão de combate à dengue neste sábado dia 15

Convocamos todos os agentes para intensificar as vistorias e orientar a população sobre os riscos da proliferação do mosquito

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Todos os bairros de Maringá e distritos recebem mutirão de combate à dengue neste sábado dia 15
Arquivo PMM
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado, 15, em todos os bairros da cidade e nos distritos de Floriano e Iguatemi, um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação será das 8h às 17h e contará com a participação de mais de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 180 Agentes de Combate às Endemias (ACEs).
 
“Convocamos todos os agentes para intensificar as vistorias e orientar a população sobre os riscos da proliferação do mosquito. No início do dia, as ações serão na região da UBS Zona 7, onde há a maior concentração de casos notificados. Com este grande mutirão, que vai abranger toda a cidade e os distritos, nosso objetivo é reduzir os casos de dengue em Maringá e prevenir as outras doenças. A gestão municipal prioriza a saúde e o bem-estar da comunidade”, destaca o secretário de Saúde, Clóvis Melo. 
Publicidade
 
A abertura oficial do mutirão será às 8h30, na UBS Zona 7. Em seguida, os agentes iniciam as vistorias nas casas por toda a cidade, com foco nos imóveis encontrados fechados durante as vistorias semanais. 
 
Além disso, também neste sábado, 15, as equipes da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) farão limpeza de fundos de vale e locais onde há o descarte irregular de lixo nas regiões do Jardim Batel, Jardim Sumaré e Jardim Andrade. 
 
Cuidados - A melhor forma de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Entre as medidas que devem ser adotadas estão: fazer a limpeza do quintal e o descarte correto de materiais; fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada; lavar a vasilha de água de animais domésticos; retirar a água acumulada de plantas; tratar a água de piscinas com cloro, entre outras ações.
 
Outras ações - Também neste sábado, 15, as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas com diversos serviços gratuitos por meio do ′Espaço Saúde′, das 8h30 às 13h, e também com o ′Dia D de Vacinação′, das 8h às 17h. Na UBS Zona 7 será realizada mais uma edição do projeto ′Moeda Verde′ (clique aqui e confira a programação completa). 
 
Durante o mutirão de combate à dengue nos imóveis, os agentes convidarão a população a participar das atividades nas UBSs. 
FONTE/CRÉDITOS: Gabriela Cadamuro / PMM
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!