Portal de Notícias do Estado do Paraná

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 17 de Abril 2026

Policial

URGENTE: Reviravolta em Icaraíma: Polícia cerca poços que podem estar os corpos de homens desaparecidos há 40 dias

Operação de grande escala, que une diversas forças policiais, avança para área de mata no distrito de Vila Rica do Ivaí após a descoberta da Fiat Toro enterrada. Localização dos corpos é considerada iminente

Clécio Silva
Por Clécio Silva
URGENTE: Reviravolta em Icaraíma: Polícia cerca poços que podem estar os corpos de homens desaparecidos há 40 dias
Reprodução arquivo
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Icaraíma, PR – O mistério que cerca o desaparecimento de quatro homens há mais de 40 dias em Icaraíma, no noroeste do Paraná, pode estar perto de um desfecho trágico. Uma força-tarefa composta pela Polícia Civil, Força Nacional de Segurança e equipes de elite da Polícia Militar identificou o local exato onde os corpos das vítimas podem ter sido ocultados: dois poços desativados em uma área de vegetação densa nas proximidades do Porto Jundiá, no distrito de Vila Rica do Ivaí.

A informação, recebida pelas equipes de investigação na manhã desta terça-feira (16), representa o avanço mais significativo no caso até o momento. Diligências já estão sendo mobilizadas para a área indicada, com a expectativa de que a localização dos corpos possa ser confirmada ainda hoje.

O progresso na investigação foi impulsionado pela descoberta da caminhonete das vítimas, uma Fiat Toro, na última sexta-feira (12). O veículo foi encontrado enterrado em um verdadeiro "bunker" cavado em uma mata fechada, a cerca de 10 km de uma propriedade ligada aos principais suspeitos do crime.

Leia Também:

A Emboscada e o Carro Enterrado

A perícia realizada na Fiat Toro revelou um cenário de violência extrema. Foram encontrados vestígios de sangue e múltiplas perfurações de tiros, principalmente na parte frontal do veículo. Os indícios são claros e sugerem que as vítimas – Robishley Hirnani de Oliveira (53), Rafael Juliano Marascalchi (43), Diego Henrique Afonso (39), todos de São José do Rio Preto (SP), e Alencar Gonçalves de Souza, morador de Icaraíma – foram surpreendidas em uma emboscada e possivelmente alvejadas dentro da caminhonete.

A complexidade da ocultação do carro, enterrado em local de difícil acesso, reforça a tese de um crime premeditado e executado com frieza. Ficou claro para os investigadores que os corpos não estavam junto ao veículo, dando início a uma nova e exaustiva fase de buscas na região.

Suspeitos, Motivação e a Carta Anônima

Os principais suspeitos do crime são Antônio Buscariollo, de 66 anos, e seu filho, Paulo Ricardo Costa Buscariollo, de 22. Ambos estão foragidos desde agosto, logo após o início das investigações.

A motivação, segundo a Polícia Civil, seria uma dívida de aproximadamente R$ 250 mil, referente à negociação de uma propriedade rural. Alencar, morador local, teria contratado os três homens de São Paulo para acompanhá-lo na cobrança do valor no dia 5 de agosto, data em que desapareceram.

Outra peça-chave que ajudou a direcionar as buscas foi uma carta anônima, deixada na porta da casa do pai de Alencar. O bilhete afirmava com precisão: “os corpos dos homens estão no sítio da dona Anunciada, Estrada Jundiá, na Mata do Tenente, dentro do carro enterrado”. Embora o carro tenha sido localizado em outro ponto, a carta foi fundamental para concentrar os esforços policiais na região correta.

 

Operação e Angústia das Famílias

 

A investigação mobilizou um aparato sem precedentes na região, com o uso de helicópteros, cães farejadores e varreduras fluviais no Rio Ivaí. O delegado da 7ª Subdivisão Policial, Gabriel Menezes, já havia adiantado a possibilidade de homicídio, indicando que mais de uma arma de fogo pode ter sido utilizada na ação criminosa.

Enquanto a polícia trabalha com cautela para confirmar a localização dos corpos e determinar a responsabilidade penal dos envolvidos, as famílias vivem a angústia da espera por respostas. Uma recompensa de R$ 80 mil foi oferecida por informações que levassem ao paradeiro das vítimas.

Com as equipes se deslocando para os poços desativados, a expectativa é que as buscas por Robishley, Rafael, Diego e Alencar cheguem ao fim, dando início a um novo capítulo: a busca por justiça.

FONTE/CRÉDITOS: texto Clécio Silva
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 34 anos. Apresentador, comunicador, empresário e jornalista com registro profissional nº 0011449/PR. Está na área de comunicação há 36 anos, sendo 29 como profissional.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR