A mais recente edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revela que 84% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos acessam a internet diariamente. O estudo destaca que os celulares são o principal dispositivo utilizado por 93% dos jovens, evidenciando a presença massiva da tecnologia no cotidiano dessa faixa etária. O uso de computadores é significativamente menor, com apenas 36,5% recorrendo a desktops ou notebooks para se conectar.
Malu Lira, escritora amazonense e referência em educação financeira para crianças e adolescentes, vê esses números como um alerta sobre o papel que a tecnologia desempenha na formação dos jovens. "O fato de 93% das crianças acessarem a internet principalmente pelo celular nos mostra como é fácil estar conectado, mas também evidencia a necessidade de desenvolvermos um senso crítico sobre o conteúdo que é consumido. No mundo digital, o jovem está sempre exposto a novas informações e estímulos, e isso impacta diretamente seus hábitos financeiros e de consumo", comenta Malu, que aos 14 anos já publicou 15 livros sobre educação financeira e lidera o projeto 'Malu Finanças na Escola', presente em mais de 100 escolas pelo Brasil.
Segundo a pesquisa, o acesso à internet acontece predominantemente em casa, o que sugere uma relação forte entre o ambiente doméstico e o uso da tecnologia. No entanto, o uso da internet em escolas ainda é relativamente baixo, o que pode representar uma oportunidade perdida no que se refere ao potencial educativo das plataformas digitais. "A escola deveria ser um espaço onde a internet é usada de forma orientada, tanto para a educação tradicional quanto para a educação financeira", opina Malu. "O uso consciente da tecnologia, aliado ao aprendizado sobre planejamento financeiro, pode ajudar a moldar hábitos saudáveis para o futuro."
Apesar da predominância do acesso doméstico, Malu acredita que os dispositivos móveis, como celulares, podem ser usados de maneira estratégica para ensinar habilidades práticas, como o planejamento financeiro. "As redes sociais e outros recursos online podem ser ferramentas poderosas para ensinar finanças às crianças e adolescentes, desde que o conteúdo consumido seja bem orientado. Não basta estar conectado; é preciso garantir que o jovem esteja aprendendo e desenvolvendo habilidades que irão beneficiar sua vida adulta", explica.
Ainda de acordo com a TIC Kids Online Brasil, 24% dos jovens estão tentando reduzir o tempo que passam nas redes sociais, um reflexo da crescente preocupação com os impactos desse uso constante. Malu destaca que essa autoconsciência é um passo positivo, mas que o papel dos pais e educadores é fundamental para equilibrar a relação entre o tempo de tela e a construção de hábitos saudáveis.
Esses dados ressaltam a importância do monitoramento e da orientação dos pais no uso da internet pelas crianças, especialmente à medida que o uso de dispositivos móveis cresce. A visão de Malu Lira sugere que, com o equilíbrio certo, a internet pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a educação financeira e digital das novas gerações.
"Os jovens precisam ser incentivados a usar a tecnologia de forma equilibrada ao invés de serem proibidos. Isso inclui aprender a consumir conteúdos produtivos como de educação financeira, que ensinem desde cedo a importância de poupar e planejar", conclui a escritora.
Maria Luiza Lira @malu.financas
Amazonense que com 14 anos é escritora, porta-voz da Me Poupe! e palestrante de educação financeira para crianças e adolescentes. Nascida em 2010, sempre se mostrou curiosa e interessada em assuntos relacionados a finanças. Começou seus estudos assistindo vídeos da Me Poupe! e, aos 11 anos, escreveu seu primeiro livro. Hoje, aos 14 anos, tem 15 livros publicados, todos com a temática de educação financeira para crianças, além de ser idealizadora do Projeto ‘Malu Finanças na Escola’, que oferece soluções para a educação financeira para crianças, pais, professores e gestores públicos, presente em mais de 100 escolas do Brasil.
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