O (Inmet), Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta vermelho e de grande perigo para possíveis tempestades em 26 municípios das regiões centro-sul e sudoeste do Paraná, nesta quinta-feira (24).
Veja lista abaixo.
- Ampére
- Barracão
- Bela Vista da Caroba
- Bom Jesus do Sul
- Bom Sucesso do Sul
- Clevelândia
- Enéas Marques
- Flor da Serra do Sul
- Francisco Beltrão
- Manfrinópolis
- Mariópolis
- Marmeleiro
- Nova Esperança do Sudoeste
- Pato Branco
- Pérola d'Oeste
- Pinhal de São Bento
- Planalto
- Pranchita
- Realeza
- Renascença
- Salgado Filho
- Salto do Lontra
- Santa Izabel do Oeste
- Santo Antônio do Sudoeste
- Verê
- Vitorino
Segundo o Instituto, pode haver a possibilidade de ventos que podem superar a 100 km/h, também pode ocasionar queda de granizo e chuva de até 60 milímetros por hora ou 100 mm por dia.
O (Inmet) ainda alerta que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o ciclone extratropical que está se formando nesta quinta-feira, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, pode intensificar as instabilidades e a formação de tempestades também para o estado.
Nesta quinta-feira, um sistema de baixa pressão no noroeste da Argentina se desprende formando um ciclone extratropical sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Acoplado a ele, uma frente fria se desloca ao longo do dia em direção ao oceano. Inicialmente, o avanço deste sistema ocasiona instabilidades sobre o Paraná, principalmente nas regiões noroeste, oeste sudoeste e centro-sul. No decorrer do dia, chuvas são esperadas para as outras regiões do estado, devido à instabilidade gerada pela passagem do sistema frontal. Há risco de tempestades e vendaval.