Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quinta-feira, 27 de Marco de 2025
Governo Federal
Governo Federal

Cidades

Com mutirões e trabalho intenso, Prefeitura realizou roçada em mais de 1 milhão de metros quadrados

Área roçada equivale a cerca de 145 campos de futebol do padrão CBF

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Com mutirões e trabalho intenso, Prefeitura realizou roçada em mais de 1 milhão de metros quadrados
Ricardo Lopes / PMM
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana, realiza trabalho diário de roçada em canteiros de avenidas, praças e demais espaços públicos. Com serviço intenso e ações aos fins de semana, o município realizou desde o início do ano mais de 1 milhão de metros quadrados de áreas roçadas. O número equivale a cerca de 145 campos de futebol do padrão CBF. Neste período do ano, a combinação de altas temperaturas e volume intenso de chuva aceleram o crescimento da vegetação.

 

Do total de área roçada, a maior parte é referente aos serviços realizados em praças e canteiros centrais, com mais de 555 mil metros quadrados executados desde o início do ano. Também foram realizados 170 mil metros quadrados de roçada em prédios públicos, 46 mil metros quadrados em calçadas ecológicas e 260 mil metros quadrados em terrenos públicos. O trabalho é realizado por equipes da Secretaria de Limpeza Urbana e com apoio de internos da Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM). Há cerca de 10 dias, o município ampliou os serviços com a contratação de empresas terceirizadas. 

Leia Também:

 

Neste domingo, 23, as equipes da Secretaria de Limpeza Urbana estiveram mobilizadas para realizar a roçada no Contorno Sul e na região do Jardim São Silvestre. O prefeito Silvio Barros acompanhou as equipes e destacou o trabalho intenso do município. “A Prefeitura tem trabalhado muito e também contratamos empresas terceirizadas para garantir mais agilidade aos serviços. Estamos cobrando as empresas para que possam ampliar o número de trabalhadores para avançarmos com os trabalhos”, afirmou o prefeito. 

 

As condições climáticas, como as altas temperaturas e o grande volume de chuva, contribuem para o crescimento da vegetação. Em janeiro, o acumulado de chuvas em Maringá foi de 225 mm, acima do volume histórico para o mês, de acordo com dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em alguns locais, como na Avenida Guaiapó, o serviço de roçada foi realizado há cerca de um mês e os canteiros já estão com a vegetação alta.  

 

O secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio, destaca que os trabalhos são realizados diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados. Ele lembra que no começo do ano as equipes estavam mobilizadas para roçada nas 117 unidades escolares, 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros prédios públicos. “Não tínhamos empresas terceirizadas no início do ano e há cerca de 10 dias também assinamos contrato com uma empresa para atuação nos canteiros centrais. O contrato prevê que, dentro de um mês, a empresa realize cerca de 1 milhão de metros quadrados de área roçada, mas em oito dias úteis a empresa realizou 60 mil metros quadrados. Estamos remanejando as equipes terceirizadas, pedindo que a empresa coloque mais pessoas para trabalhar e aumente o número de maquinários”, afirmou. 

 

Fiscalização - Com foco na prevenção e controle da dengue, a Prefeitura de Maringá também fiscaliza terrenos baldios e calçadas em situação de má conservação, como mato alto e lixo. Nesta segunda-feira, 24, os fiscais da Secretaria de Limpeza Urbana realizaram ação de fiscalização em bairros da Zona Norte. 

FONTE/CRÉDITOS: Redação - Secom Prefeitura de Maringá
Comentários:
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 31 anos, também reside na cidade Marialva Pr., onde é proprietário do JORNAL DE MARIALVA, está na área de comunicação há 28 anos.

Saiba Mais
Parana
Parana