Portal de Notícias do Estado do Paraná

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 20 de Abril 2026

Cidades

Curitiba sobe duas posições e é a quinta colocada no Ranking de Competitividade dos Municípios

Para chegar ao Ranking de Competitividade dos Municípios o CLP avalia 65 indicadores distribuídos em 13 pilares e 3 dimensões. As dimensões se referem à Economia, Instituições e Sociedade

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Curitiba sobe duas posições e é a quinta colocada no Ranking de Competitividade dos Municípios
Reprodução
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Entre as 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, Curitiba é a quinta colocada no Ranking de Competitividade dos Municípios, criado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Em 2025, a capital paranaense subiu duas posições em relação a 2024, entrou no top 5 e teve o melhor desempenho nesse grupo, já que as outras quatro cidades mantiveram as mesmas posições ou subiram ou desceram uma posição.

“Assumimos a administração da cidade em 2025 e já podemos comemorar um resultado tão expressivo. Isso confirma que a nossa gestão está no caminho certo”, comemora o prefeito Eduardo Pimentel.

Antes de Curitiba aparecem, no ranking: Florianópolis (SC), que manteve a primeira posição; Vitória (ES), que subiu uma posição; São Paulo (SP), que caiu uma; e Porto Alegre (RS), que se manteve na quarta posição.

Leia Também:

Como funciona o ranking

Para chegar ao Ranking de Competitividade dos Municípios o CLP avalia 65 indicadores distribuídos em 13 pilares e 3 dimensões. As dimensões se referem à Economia, Instituições e Sociedade.

Curitiba avançou três posições na lista dos municípios com melhor desempenho na dimensão Economia e ocupa agora a quarta colocação. A capital paranaense registrou progresso consistente em todos os pilares no comparativo com o ranking do ano passado. Em inserção econômica avançou duas posições, sendo agora a 18ª colocada; em inovação e dinamismo econômico subiu seis posições, indo para a 9ª colocação; e em capital humano o progresso foi de três posições, indo para a 5ª colocação neste quesito. O salto mais expressivo veio em telecomunicações, na qual subiu 53 posições.

No pilar que verifica o Capital Humano, ou seja, a formação dos indivíduos mais diretamente voltada ao mercado de trabalho, a capital paranaense é a 5ª colocada entre todas as cidades avaliadas, avançando três posições desde o ranking anterior. O município melhorou em todos os indicadores: avançou sete posições em taxa bruta de matrícula no ensino técnico e profissionalizante, ocupando a 34ª colocação, e em taxa bruta de matrícula no ensino superior, no que é a 22ª colocada e seis posições em qualificação dos trabalhadores em emprego formal, tendo a 7ª colocação.

Em Instituições estão os pilares Sustentabilidade Fiscal e Funcionamento da Máquina Pública. Curitiba ocupa a 7ª posição entre as cidades.Quando verificado o desempenho da máquina pública, Curitiba está na 4ª colocação, a mesma da avaliação anterior. A cidade se destaca no tempo para abertura de empresas, pilar na qual é a 2ª colocada, tendo avançado três posições em relação à 2024. Este pilar avalia o tamanho dos custos de transação no município e a capacidade de o município identificar seus problemas e corrigi-los.

Na dimensão Sociedade, a capital paranaense saltou 11 posições. Aqui estão os pilares Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente. Em Instituições estão os pilares Sustentabilidade Fiscal e Funcionamento da Máquina Pública. Curitiba ocupa a 7ª posição entre as cidades, tendo caído uma posição em comparação com 2024.

Apoio e fortalecimento

O ranking do CLP foi criado para apoiar e fortalecer as gestões locais. O objetivo é avaliar a capacidade que as administrações municipais têm de entregar políticas públicas mais eficientes, sustentáveis e inovadoras.  

 
FONTE/CRÉDITOS: Clécio Silva - Secom Prefeitura de Curitiba
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 34 anos. Apresentador, comunicador, empresário e jornalista com registro profissional nº 0011449/PR. Está na área de comunicação há 36 anos, sendo 29 como profissional.

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Paraná Urgente no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR