O Dólar abriu em forte alta nesta quarta-feira (12) após declarações do presidente Lula de que “não consegue discutir economia sem colocar a questão social na ordem do dia”. Imediatamente, a moeda americana bateu os R$5,42 em um movimento de alta que segue desde a última semana.
O Governo Federal está pressionado para reduzir gastos, visto que o aumento de arrecadação vive um cenário mais delicado. Na noite de ontem, o Senado Federal devolveu uma MP que geraria um ganho de R$29 bilhões nos cofres do governo. A partir da derrota, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pode ter que repensar gastos para respeitar o Arcabouço Fiscal aprovado em 2023.
Juros futuros chegam a subir quase 30 pontos-base, após tweet de Lula
Os juros futuros operam em forte alta nesta amanhã, em meio a um sentimento de aversão a risco no mercado local, que se intensificou com uma postagem de Lula no X (antigo Twitter) sugerindo controle das contas públicas através do aumento da arrecadação e diminuição da taxa de juros.
Investidores também reagem à devolução do MP de PIS/Cofins, com medo de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteja enfraquecido no governo. Analistas destacam que ele tem se mostrado como um "aliado" do mercado na perseguição pelo equilibro das contas públicas no Brasil.
Os contratos com vencimento em janeiro de 2025 subiam de 10,64% para 10,73%, os com vencimento em janeiro de 2026 avançavam de 11,20% para 11,34% e os com vencimento em janeiro de 2027 apontavam para 11,71%, ante 11,52 na última sessão%. Os juros futuros com vencimento em janeiro de 2029 subiam de 11,90% para 12,11%.
Comentários: