O novo boletim de saúde do presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que ainda não há "avaliação definitiva" sobre a necessidade de uma cirurgia. Segundo o hospital Vila Nova Star, Bolsonaro apresentou melhora clínica com a sonda nasogástrica, "evoluindo sem febre ou dor abdominal".
O presidente está internado desde a madrugada de hoje realizando exames e tratamento de uma obstrução intestinal no hospital da zona sul da capital. Ele interrompeu sua folga em Santa Catarina para ir ao centro médico após sentir desconforto abdominal.
"O paciente fez uma curta caminhada pelo corredor do hospital e permanece em tratamento clínico", diz o comunicado. Em seu perfil no Twitter, mais cedo, o presidente disse que é possível que ele seja submetido a uma "cirurgia de obstrução interna na região abdominal".
O novo boletim não comenta se há data de alta para Bolsonaro, mas, pela manhã, não havia previsão, segundo a Secom (Secretaria de Comunicação). A internação foi confirmada ao UOL, ainda de madrugada, pelo médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que operou Bolsonaro após a facada que levou no abdome, em setembro de 2018, e acompanha o quadro dele.
Macedo estava nas Bahamas, mas interrompeu a viagem para vir à capital paulista — seu desembarque deve acontecer nas primeiras horas da madrugada desta terça-feira (4).
Ao UOL, o médico disse que só será possível tirar conclusões do quadro do presidente com uma avaliação presencial. "O paciente deve ser examinado primeiro e, a seguir, ver os exames. Essa medicina ridícula recente de só ver exames está trazendo mal aos doentes. Além dos exames, temos de usar a palpação do abdome e a visualização do quadro clínico e cirúrgico", acrescentou o médico. A palpação é a avaliação médica do
abdome do paciente com as mãos.