Portal de Notícias do Estado do Paraná

Segunda-feira, 19 de Maio de 2025
Agro Tafe
Agro Tafe

Geral

O rádio se reinventa — e o ouvinte agradece

E quando, entre as três maiores audiências, duas emissoras fogem do formato considerado habitual?

Edy Maringá
Por Edy Maringá
O rádio se reinventa — e o ouvinte agradece
Arte / Edy Maringá
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Quando uma emissora com uma proposta diferente do “normal” lidera o ranking de audiência em um mercado exigente como São Paulo, é impossível não ligar o sinal de alerta — especialmente para quem ainda segue apostando apenas no modelo tradicional de rádio.

E quando, entre as três maiores audiências, duas emissoras fogem do formato considerado habitual? Aí o burburinho nos corredores do rádio começa a ficar mais intenso.

O “habitual” há tempos é sinônimo de uma programação recheada de prêmios, promoções e muita música sertaneja misturada com um toque pop — geralmente artistas populares do momento. Mas quem tem surpreendido positivamente, e já há algum tempo, é a Alpha FM, com sua programação voltada ao público adulto, com curadoria musical refinada e uma identidade sonora muito bem definida.

Leia Também:

Junto dela, a tradicionalíssima Antena 1 — referência no segmento adulto — alcança o top 3, como destaca o perfil Apaixonados por Rádio. Um feito digno de aplausos. Essa movimentação reforça uma tendência: o público adulto, com bom gosto musical e hábitos de escuta mais constantes, tem ganhado mais espaço — e força — na disputa pela audiência.

Outro destaque é o crescimento consistente da Jovem Pan, resultado de uma estratégia clara e da força da sua marca multiplataforma. E a cereja do bolo foi ver a 89 FM – A Rádio Rock ressurgir com força, conquistando espaço entre as seis mais ouvidas. Para quem ama rádio e curte rock, é um presente. Que espetáculo!

Por outro lado, é preocupante a queda de emissoras como Nativa FM, Rádio Disney e CBN no ranking. São marcas fortes, com história e relevância, e certamente encontrarão caminhos para se reposicionar.

Méritos também à Band FM, que segue firme na liderança do segmento popular e ocupa o segundo lugar geral. E que bom ver a Massa FM resistindo bravamente na maior vitrine do país.

Em resumo: o rádio continua mais vivo do que nunca. Em constante transformação, se adaptando ao comportamento do ouvinte, às novas plataformas e ao desejo por conteúdo de valor.

Parabéns a todas as emissoras. Tenho amigos e colegas no comando de muitas delas, e é admirável o trabalho que realizam diariamente. O rádio pulsa — e isso nos inspira.

FONTE/CRÉDITOS: Edy Maringá
Comentários:
Edy Maringá

Publicado por:

Edy Maringá

Saiba Mais
parana
parana