Portal de Notícias do Estado do Paraná

Domingo, 08 de Fevereiro de 2026

Política

Câmara de Curitiba aprova vídeos educativos nas tevês dos postos de saúde da capital

Vídeos educativos substituirão canais da tevê aberta nos televisores das unidades de saúde de Curitiba

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Câmara de Curitiba aprova vídeos educativos nas tevês dos postos de saúde da capital
Carlos Costa/CMC
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com a sinalização de que a Prefeitura de Curitiba apoia a proposta de Eder Borges (PL), os vereadores aprovaram, nesta quarta-feira (3), que as tevês colocadas nas salas de espera das unidades de saúde da cidade exibam vídeos educativos em vez de ficarem sintonizadas em canais abertos de televisão. Foram 23 votos favoráveis, hoje, em primeiro turno, mas para ser enviada à sanção do Executivo a proposta ainda precisa ser confirmada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), semana que vem, na terça-feira (9).

O projeto de lei propõe que, durante o horário de atendimento, as unidades de saúde de Curitiba exibam nos televisores conteúdos institucionais relacionados à área da saúde, elaborados pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, em conjunto com profissionais de saúde e demais secretarias correlatas, que serão responsáveis pela produção e difusão dos conteúdo (005.00086.2025). “É um projeto original e de fácil aplicação”, defendeu Borges, ao pedir votos favoráveis em plenário.

“Queremos otimizar o uso dos aparelhos televisores nos postos de saúde, que costumam estar sintonizados em canais de tevê aberta, que pouco ou nada agregam àquela população na sala de espera. Em vez de verem novela ou sessão da tarde, as pessoas passarão a ter acesso a conteúdo interessante”, afirmou Eder Borges, que em plenário deu o exemplo de uma campanha para higienização das mãos e recebeu, de outros parlamentares, sugestões de campanha de prevenção à dengue e até à exibição das sessões plenárias.

Leia Também:

Além da transmissão de conteúdos institucionais, o projeto de lei determina a criação de um espaço para que os usuários da rede pública possam sugerir temas a serem abordados, ampliando a interação entre população e gestão municipal. O texto também estabelece que a lei entrará em vigor 60 dias após a sua publicação, prazo destinado à preparação técnica e operacional. “O custo das campanhas já está no Orçamento de Curitiba”, confirmou o líder do governo, Serginho do Posto (PSD).

A vereadora Meri Martins (Republicanos) concordou que é importante para a Prefeitura de Curitiba “aproveitar esse momento em que a população está à disposição, em vez de exibir coisas inúteis”. Guilherme Kilter (Novo) disse que “a Globo [vai] perder audiência, o que é muito bom”, antecipando um tópico depois repetido por Borges, que defendeu “menos Rede Globo nos postos de saúde de Curitiba”. Sem a tevê aberta, os vídeos deverão “privilegiar informações sobre prevenção de doenças, alimentação saudável e incentivo à atividade física, podendo ser apresentados em forma de propagandas institucionais ou breves palestras educativas”.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques

FONTE/CRÉDITOS: Câmara Municipal de Curitiba
Comentários:
Clécio Silva

Publicado por:

Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 34 anos. Apresentador, comunicador, empresário e jornalista com registro profissional nº 0011449/PR. Está na área de comunicação há 36 anos, sendo 29 como profissional.

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Paraná Urgente no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar