Portal de Notícias do Estado do Paraná

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 21 de Abril 2026

Política

Campos Neto desiste de comparecer à CPI do Crime Organizado pela terceira vez

Desde o início de março, parlamentares buscam ouvir o ex-presidente do Banco Central.

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Campos Neto desiste de comparecer à CPI do Crime Organizado pela terceira vez
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Roberto Campos Neto, antigo presidente do Banco Central (BC), não compareceu à sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, no Senado, nesta quarta-feira (8).

Convidado como testemunha especializada em razão de seu conhecimento técnico, Neto deixou de comparecer ao depoimento após seus advogados informarem ao colegiado que a obrigatoriedade de sua presença infringiria uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Esta marca a terceira vez que a comissão tenta, sem sucesso, ouvir o economista, que liderou o BC entre 2019 e 2024. Conforme o presidente do colegiado, senador Fabiano Contarato (PT-ES), Neto foi inicialmente convidado e, posteriormente, convocado por sua capacidade de contribuir significativamente para os trabalhos da CPI, que visa investigar a atuação, expansão e o funcionamento de organizações criminosas no Brasil.

Leia Também:

A primeira tentativa da CPI de obter o depoimento de Neto ocorreu em 3 de março, quando o ministro André Mendonça, do STF, alterou a convocação para um convite, tornando a participação do ex-presidente do BC opcional na reunião.

O colegiado reiterou o convite para que Neto participasse da reunião em 31 de março. Diante da recusa do economista, o colegiado aprovou, na mesma data, a convocação de Neto para a sessão de hoje, na qual os parlamentares estão ouvindo o atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

A convocação pela CPI torna a presença de qualquer indivíduo obrigatória. Os membros da comissão agora analisam as próximas ações a serem tomadas em breve, visto que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), determinou que os trabalhos da CPI não serão prorrogados, mantendo o prazo final para o dia 14.

FONTE/CRÉDITOS: Por Redação Paraná Urgente
Comentários

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR