Aguarde, carregando...

Domingo, 03 de Maio 2026
Política

FENACON e CNC se unem contra MP do PIS/Cofins

reunião foi moderada pelo presidente da FPA, deputado Pedro Lupion

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
FENACON e CNC se unem contra MP do PIS/Cofins
Divulgação - Daniel Coêlho - Presidente da Fenacon
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
O presidente da FENACON, Daniel Coêlho, representou, nessa terça-feira (11/06), o presidente da CNC, Roberto Tadros, na reunião realizada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília. Na ocasião, foi debatida a Medida Provisória nº 1227/2024, que restringe a compensação de créditos das contribuições ao PIS/PASEP e à COFINS. A FENACON e a CNC entendem que a proposta inclui regras que prejudicam o setor industrial e de comércio. Por isso, as entidades defendem a devolução da MP ainda nesta semana para que esta não esteja mais em vigor.
 
A reunião foi moderada pelo presidente da FPA, deputado Pedro Lupion. Também estiveram presentes os presidentes da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, deputado Joaquim Passarinho; da Frente pelo Brasil Competitivo, deputado Arnaldo Jardim; da Frente de Comércio e Serviços, deputado Domingos Sávio; representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI); da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), entre outros representantes do setor produtivo do país.

Leia Também:

 
A MP foi promulgada em 4 de junho e que já entrou em vigor. Na avaliação de Daniel Coêlho, a medida traz um grande prejuízo às empresas que utilizam desse benefício por ser algo que já faz parte do seu planejamento tributário de curto, médio e longo prazos. "Para toda a sua programação financeira da empresa com essa medida que traz a não compensação dos impostos físicos e Cofins que a empresa tem um crédito a se compensar ou assim restituir com outros impostos federais como contribuição e INSS, representa ao setor produtivo uma insegurança jurídica é muito grande", disse.
 
Ainda segundo ele, a insegurança jurídica ocorre porque esse benefício já era valido anteriormente e agora simplesmente extingue e faz alteração. "O governo precisa ajustar primeiramente as suas contas e não prejudicar um empresário dessa forma, porque isso vai impactar em muitas decisões, principalmente o planejamento tributário na empresa. Entendemos que essa MP impacta de maneira negativa e penaliza as empresas, além de aumentar as despesas financeiras. Representa uma alteração nas regras do jogo de uma forma até arbitrária pelo governo, principalmente que estamos falando de direcionado e essa MP afeta diretamente a estrutura do custo das empresas, além de colocar um peso muito grande no fluxo de caixa do planejamento tributário e financeiro, invalidado financiamento de negócios no Brasil", disse.
 
Coêlho explica que, muito embora o governo afirme que a medida não possui efeitos sobre as empresas, uma vez que não altera a carga tributária, isso está equivocado. "Se deixa de conceder um benefício fiscal que é justamente um incentivo fiscal que a empresa tem dentro do seu planejamento e vai deixar de se compensar, o que desencadeará em aumento da carga tributária e terminará que o consumidor final pagará a conta, então sempre o custo será repassado", disse.
FONTE/CRÉDITOS: Redação
Portal Paraná Urgente

Publicado por:

Portal Paraná Urgente

Paraná Urgente é um portal de notícias e informações do estado do Paraná, do Brasil e do Mundo. O site informa sobre as principais e últimas notícias e sobre o estado. O site oferece as últimas notícias e informações sobre o estado, incluindo...

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Paraná Urgente no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR