Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 11 de Junho 2026
Política

Rede Legislativa de Rádio planeja expansão com novas emissoras e tecnologias

Debates sobre crescimento da rede, integração com TV 3.0 e parcerias estratégicas marcaram seminário na Câmara dos Deputados.

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Rede Legislativa de Rádio planeja expansão com novas emissoras e tecnologias
Kayo Magalhães / Câmara dos deputados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A ampliação do alcance da Rede Legislativa de Rádio, aliada à incorporação de novas tecnologias, foi o foco central do seminário Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2026: de Olho no Futuro, realizado nesta semana na Câmara dos Deputados. Atualmente, a rede congrega 30 emissoras parceiras da Rádio Câmara, atingindo aproximadamente 15 milhões de pessoas em todo o país.

Essas emissoras, mantidas por assembleias legislativas e câmaras municipais, transmitem a programação da Rádio Câmara em conjunto com conteúdo de relevância local.

Um exemplo de parceira é a Rádio Câmara de Parauapebas (PA), que iniciou suas operações em dezembro de 2020. Francesco Costa, chefe do departamento de rádio e TV da Câmara Municipal, destacou que a grande distância geográfica da capital, Belém, a mais de 700 km, representa um dos principais desafios para a operação.

Leia Também:

Costa também expressou otimismo quanto aos avanços que novas tecnologias, como a TV 3.0, podem proporcionar para as emissoras de rádio.

A Rádio Câmara de Parauapebas já teve a oportunidade de cobrir uma eleição municipal e uma eleição presidencial.

Entre as mais antigas integrantes da rede está a Rádio Câmara de Balneário Camboriú (SC), fundada em dezembro de 2018.

Gian del Sent, diretor de Comunicação de Rádio e TV da emissora catarinense, informou que pesquisas recentes apontam a rádio como uma das três mais ouvidas na cidade em determinados períodos.

Ele atribui esse desempenho às recentes reformulações na programação, no jornalismo e na identidade sonora da emissora, medidas que visam fortalecer ainda mais a audiência.

Del Sent também vislumbra que a convergência entre rádio e televisão, impulsionada pelas inovações tecnológicas digitais, tem o potencial de expandir o alcance de ambas as plataformas e diversificar a oferta de conteúdo.

Outra integrante recente da rede é a Rádio Câmara de Luiz Eduardo Magalhães (BA), inaugurada há seis meses. Agnaldo Silva, diretor da rádio, relatou que a recepção do público tem sido positiva.

O objetivo principal, segundo Silva, é disponibilizar uma programação de alta qualidade e ampliar o acesso da população às informações sobre as atividades do Poder Legislativo local.

Expansão da rede

A ativação de novas frequências para a Rede Legislativa de Rádio ocorre por meio de parcerias estabelecidas com o Ministério das Comunicações.

Carlos Neiva, supervisor da Rede Legislativa na Câmara dos Deputados, detalhou que o processo se inicia com o interesse formal de uma câmara municipal ou assembleia legislativa em integrar a rede.

Após a manifestação de interesse, a Câmara dos Deputados formaliza a solicitação ao Ministério das Comunicações para a cessão do canal. Posteriormente, é firmado um acordo de cooperação para a instalação da emissora, sendo a instituição interessada responsável pela aquisição dos equipamentos necessários.

Neiva ressaltou a importância contínua do rádio como um meio eficaz para aproximar as atividades legislativas dos cidadãos.

Atualmente, 30 emissoras estão em operação, com dezenas de outras em processo de adesão. A Rádio Câmara de Natal (RN) tem sua inauguração prevista para julho.

A expectativa é de um crescimento significativo na presença da rede nos próximos anos, tanto nas capitais quanto nas regiões do interior, onde o avanço tem sido mais expressivo.

Seminário

O Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2026 congrega representantes de câmaras municipais e assembleias legislativas parceiras para debater temas cruciais como a implementação da TV 3.0 e a expansão dos canais da Rede Legislativa.

O evento conta com o apoio institucional do Senado Federal, do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da EAD/Seja Digital e da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).

FONTE/CRÉDITOS: Redação Paraná Urgente

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR