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Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025

Saúde

Saiba quais marcas de café Fake foram proibidas pela Anvisa por risco à saúde

A decisão atinge especificamente o pó para preparo de bebida sabor café, que, além de contaminado com ocratoxina

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Saiba quais marcas de café Fake foram proibidas pela Anvisa por risco à saúde
Ilustrativa
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A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta segunda-feira (2), a proibição imediata da comercialização e o recolhimento de produtos conhecidos como “café fake”, das marcas Oficial, Melissa e Pingo Preto. O motivo: a presença de matérias-primas impróprias ao consumo humano, contaminadas por micotoxinas perigosas à saúde.

A decisão atinge especificamente o pó para preparo de bebida sabor café, que, além de contaminado com ocratoxina A uma toxina produzida por fungos, apresentava impurezas e outras substâncias estranhas. Os lotes afetados não podem mais ser fabricados, anunciados, distribuídos ou utilizados.

A ação foi tomada após um alerta emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 23 de maio, que classificou os produtos como de risco à saúde pública. Até a publicação desta matéria, as empresas envolvidas não se pronunciaram.

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Além da contaminação, a Anvisa também apontou problemas de rotulagem. Os produtos se apresentavam como “polpa de café” ou “café torrado e moído”, com imagens que remetem ao café tradicional, o que pode induzir o consumidor ao erro.

Em nota anterior, a DM Alimentos, fabricante do café Melissa, argumentou que o item não é vendido como café tradicional e criticou a classificação da Anvisa, chamando-a de “equivocada e inadequada”.

 
Como saber se um produto está irregular?

A Anvisa disponibiliza um sistema de consulta para verificar produtos com irregularidades:

Acesse consultas.anvisa.gov.br
Clique em “Produtos Irregulares”
Digite o nome da marca, tipo de produto ou data da medida
Clique em “Consultar”

Também é possível consultar a regularidade das empresas no site do Mapa, acessando este link oficial e pesquisando pelo CNPJ, razão social ou número de registro.

Entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2025, outras marcas de café também foram retiradas do mercado por irregularidades como uso de matérias-primas não aprovadas, desclassificação do produto ou problemas com o CNPJ da empresa.

 
Comprei esse produto: tenho direito ao reembolso?

Sim. Se a compra foi feita após o dia 23 de maio, o consumidor pode exigir o reembolso diretamente na loja, mesmo que o produto tenha sido parcialmente consumido ou aberto. Também é possível acionar a fabricante ou distribuidora.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, tanto o comércio quanto o fabricante são solidariamente responsáveis — ou seja, ambos têm a obrigação de indenizar o cliente.

Se houver dificuldade para obter o reembolso, o consumidor pode procurar o Procon. No estado de São Paulo, o atendimento é feito pelo Portal do Consumidor, com conta Gov.br, pelo telefone 151 ou em postos presenciais.

Mesmo sem nota fiscal, ainda é possível comprovar a compra com outros documentos, como extrato de cartão ou histórico de visitas à loja, e buscar ressarcimento judicialmente.
 

FONTE/CRÉDITOS: Redação - Npoticias ao Minuto
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